Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

"Os clubes portugueses têm tudo para recuperar posição"

Por Jornal Sporting
23 Mar, 2017

Giorgio Marchetti, director de competições da UEFA, abordou o facto de Portugal perder uma equipa na Liga dos Campeões a partir de 2018/2019

Giorgio Marchetti, director de competições da UEFA, e Pedro Proença, Presidente da Liga de clubes, foram dois dos oradores da parte da manhã do segundo dia do Football Talks, evento que está a decorrer no Centro de Congressos do Estoril.
 
 
 
Os dois dirigentes abordaram o facto de Portugal perder uma equipa na Liga dos Campeões a partir da época de 2018/2019, com o italiano a realçar que acredita que os clubes portugueses vão recuperar em breve a vaga que perderam. "O sistema de coeficiente é dinâmico. Se Portugal vai perder lugares agora deve-se aos resultados que os clubes fizeram nos últimos anos. Mas os clubes portugueses sempre mostraram que têm condições para competir ao mais alto nível. Acho que têm tudo para recuperar e conquistar novamente mais uma posição na competição", assinalou aos meios de comunicação após o seu discurso no auditório.
 
Já Pedro Proença destacou que as condições económicas são um factor muito importante nestas contas, explicando depois como é possível ultrapassar esta temática e voltar a contar com três equipas na principal competição europeia de clubes. "Esta perda é o resultado de quem passou para uma posição inferior no ranking. Temos de continuar a trilhar o nosso caminho. Nós somos um país com 10 milhões de habitantes, que tivemos cá a Troika há três anos, e além disso não podemos dissociar o mercado daquilo que significa o futebol. Actualmente os critérios financeiros são importantes. Mas temos que saber contrariar isso com a nossa agregação, com o nosso rigor, profissionalismo, e fundamentalmente com o nosso talento", concluiu.