Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

"É impossível competir com a tecnologia"

Por Jornal Sporting
24 Mar, 2017

Pierluigi Collina reforçou a ideia de que os árbitros necessitam de assistência e de que o futebol deve estar na vanguarda da utilização das melhores técnicas disponíveis

O ex-árbitro Pierluigi Collina defendeu esta sexta-feira no Football Talks que a tecnologia é um passo vital a dar para aumentar a verdade desportiva do futebol, discurso que alinha com a posição defendida pelo Sporting CP: "É possível trabalhar na preparação dos árbitros e melhorar a preparação. Mas, mesmo assim, é impossível competir com a tecnologia. Vivemos num mundo em que estamos rodeados de tecnologia. O futebol não pode evitá-la", referiu, concordando com David Elleray, director-técnico do International Board, que já ontem defendera a introdução do vídeo-árbitro.

O agora presidente do Comité de Árbitros da FIFA, considerado em 2010 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como o melhor juiz de sempre, lembrou que só a tecnologia permitirá ajudar as equipas de arbitragem a reduzir ao máximo os erros e recordou um golo não-validado à Ucrânia durante um jogo com Inglaterra no Euro 2012: "Houve algumas críticas ao árbitro que não foi capaz de ver a bola entrar na baliza. A tecnologia provou que a bola entrou por 2,2 centímetros. 2,2 centímetros! Isso não é para um ser humano, mas sim para a tecnologia", sublinhou.

Mesmo deixando claro que a tecnologia não resolve tudo, Collina ressalva a importância de ter "uma plataforma permanente que lhes fornece uma série de ferramentas para analisar as decisões tomadas durante os jogos" e de, para os assistentes, ter sido criado até "um simulador de situações de foras-de-jogo. A isso juntamos duas formações [início e meio da época] e a preparação física, mental e o treino no campo".

A terminar, Collina reiterou a importância de os árbitros estarem preparados para as equipas que encontram nos relvados: "Cada jogo é diferente de outro. Um árbitro deve saber tudo sobre o jogo que vai arbitrar. Assim não vai ser surpreendido por nada. Saber tudo implica ter conhecimentos das características técnicas de jogadores, dos sistemas de jogo das equipas e até de que forma são feitas as marcações nas bolas paradas".