Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Aurélio Pereira distinguido pela UEFA

Por Jornal Sporting
27 Fev, 2018

Responsável pelo gabinete de scouting do Sporting, conhecido pelo descobrimento de muitos craques da formação leonina, recebeu uma das mais altas honras da UEFA

Aurélio Pereira, responsável pelo gabinete de scouting do Sporting, foi distinguido no domingo com a Ordem de Mérito da UEFA. A proposta foi realizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e aceite pelo organismo que tutela o futebol europeu, o que culminou numa justa homenagem a uma das maiores figuras não só da formação dos leões, como de Portugal.

A cerimónia de atribuição da Ordem de Mérito aconteceu no jantar do Congresso da UEFA, em Bratislava, Eslováquia, e foi recebida pela filha Mafalda Pereira. O descobrimento de talentos como Paulo Futre, Nani ou os vencedores da Bola de Ouro Luís Figo e Cristiano Ronaldo foram tidos em conta na hora da decisão, indissociável dos quase 50 anos ao serviço do Clube leonino.

"Não sei se mereço esta distinção mas sei que gostei muito de ser reconhecido. Ninguém faz nada sozinho e queria agradecer todos os que me ajudaram neste trabalho. É uma vitória de todos e, como diria o Professor Moniz Pereira, valeu a pena", começou por dizer Aurélio Pereira, em declarações ao fpf.pt, ele que não esqueceu a influência positiva que teve no crescimento das várias Selecções Nacionais. "Saber que também dei a minha contribuição para a forma excelente como a FPF trabalha a formação é um orgulho. As nossas atuais seleções são o espelho de como se trabalha na FPF", atirou.

Já Fernando Gomes, presidente da FPF, não deixou também ele de elogiar todo o percurso que Aurélio Pereira realizou no Sporting e, claro, no futebol nacional. “É uma figura marcante da nossa história recente do futebol. Pelo seu trajeto como jogador, como treinador e depois como grande responsável da criação do departamento de scouting do Sporting onde descobriu valores como o Cristiano e o Figo mas também outros que ainda recentemente tiveram oportunidade de participar no Europeu em França e que brilhantemente conquistaram o título Europeu de 2016 tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho...”, disse, à mesma fonte, prosseguindo: "Não podemos deixar de referenciar esta figura ímpar do futebol do Sporting, mas acima de tudo do futebol português. Uma figura que tão bons atletas tem potenciado ao mais alto nível no sentido de representar condignamente não só o seu clube mas também o futebol nacional”, encerrou.

O Sporting também já reagiu, em comunicado lançado no site do Clube [transcrito na íntegra em baixo], expressando a justiça desta homenagem a Aurélio Pereira. “A Ordem de Mérito atribuída pela UEFA a Aurélio Pereira é uma distinção mais do que justa e merecida e que enche de orgulho toda a família do Sporting. Trata-se do reconhecimento do percurso, do carácter, da competência e do contributo inestimável que, como jogador, treinador e descobridor de talentos, Aurélio Pereira tem dado ao futebol ao longo de toda a sua vida”, pode ler-se no início desse comunicado.