Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leonardo Ruiz assinou os dois golos do triunfo leonino

Por Jornal Sporting
23 Out, 2016

Sporting CP bateu o Leixões por 2-1 na 12.ª jornada da Liga Ledman Pro

Antes mesmo do apito inicial no CGD Stadium Aurélio Pereira cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do antigo jogador Mário Wilson. A formação leonina partiu para a 12.ª jornada da Liga Ledman Pro motivada pelo resultado conseguido na ronda anterior, diante do Freamunde, em que venceu por 3-2.

Um tónico de entusiasmo, alcançado na quarta-feira, que se estendeu até à tarde de hoje. Os comandados de João de Deus entraram no encontro à velocidade TGV, inaugurando o marcador logo aos dois minutos: cruzamento com conta, peso e medida de Matheus Pereira para Leonardo Ruiz, que cabeceou sem hipóteses para o fundo da baliza de Ricardo Moura.

O Sporting CP apresentou-se com uma forte dinâmica nos dois flancos, sempre com Matheus e Ricardo Esgaio a colocarem em sobressalto a baliza do Leixões. O primeiro remate da formação de Matosinhos surgiu aos 14 minutos, por intermédio de Chiquinho, mas foram raras as vezes que Pedro Silva foi chamado a intervir na etapa inicial. Exemplo disso, o primeiro canto do emblema do mar que surgiu apenas aos 33’. No último lance da primeira parte Matheus Pereira, o espalha brasas do Clube de Alvalade, rematou cruzado à baliza de Ricardo Moura, que segurou a desvantagem mínima.

A etapa complementar começou a papel químico da primeira: novamente Leonardo, antigo jogador do FC Porto, a ruir pela segunda vez a baliza nortenha, na sequência de um pontapé de canto. Poucos minutos depois aconteceu uma das incursões da tarde: Pedro Empis, após percorrer 50 metros pela ala esquerda,  serviu Leonardo Ruiz que girou o corpo a 180 graus e rematou ligeiramente por cima da barra da baliza.

Pedro Empis aqueceu, novamente, a lâmpada mágica aos 62’ quando enganou todos aqueles que assistiam ao jogo nas bancadas: deu a ilusão de cruzamento mas a bola foi caprichosamente para a baliza. Ricardo Moura a evitar mais uma vez males maiores. Apesar da arte e o engenho dos jogadores, o Leixões começou a subir o lençol e a fervilhar jogadas de ataque cada vez mais perigosas.

O Leixões acabou mesmo por reduzir aos 64’ num lance que gerou enorme polémica:  cruzamento de Manuel José com Ludovic a reduzir, ficando a clara sensação que o avançado dominou a bola com o braço antes de rematar à baliza. Pouco depois o recém-entrado Shiao Wiei falhou por centímetros o cabeceamento e foi mesmo por milagre que não colocou o marcador de olhos em bico.

Num momento de maior domínio da formação de Matosinhos, o Sporting CP quase ia aproveitando para fazer o xeque-maque na partida: na sequência de um canto a favor do Leixões, Bilel recuperou a bola em zona defensiva, protagonizando uma das cavalgadas desta partida. Um lance como este merecia melhor que sorte, mas a bola acabou por sair ao lado do poste direito da baliza.

Nos minutos finais a partida entrou num descontrolo total com o suíço Malele a ser expulso, depois de ter agredido com Matheus Pereira. O extremo dos leões que teve a oportunidade de selar uma bela exibição com um golo já no período de descontos, mas as luvas de aço de Ricardo Moura voltaram a ter íman.

O Sporting B somou esta tarde o quarto triunfo, dos últimos cincos jogos, e ascendeu à 9.ª posição com 17 pontos. Na próxima jornada, os leões deslocam-se a Olhão para defrontar o emblema local.