Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Um tornado chamado Ronaldo Tavares

Por Jornal Sporting
05 Nov, 2016

Jogo muito competitivo entre Sporting CP e Santa Clara termina com vitória dos leões por 3-1

A 14.ª jornada da Ledman LigaPro foi um jogo diferente dos que está habituado a ver. Ao contrário do que é comum, pode dizer-se que a primeira parte da partida terminou aos 66’ e a etapa complementar teve início ao minuto 67’. Porquê? Foi o momento da entrada de Ronaldo Tavares no relvado do Estádio Aurélio Pereira. Mas já lá vamos.

O ‘duelo’ entre Sporting CP e Santa Clara foi uma das partidas mais competitivas a que o Estádio Aurélio Pereira já assistiu esta temporada e a prova de que, pela II Liga, anda muita qualidade. O conjunto dos açores chegou ao continente com o ‘crachá’ de terceiro na tabela classificativa, prova do excelente arranque de campeonato. Já os orientados de João de Deus, viram o seu período áureo ser quebrado em Olhão, depois de concederem um empate a dois no último suspiro do encontro.

Nos primeiros 66’ – seguindo as regras desta partida -, apenas Clemente e Matheus Pereira conseguiram fazer as redes das balizas abanarem. O jogador do Santa Clara correspondeu a um cruzamento da direita com um cabeceamento indefensável para Pedro Silva – e não é fácil superar o guarda-redes leonino. Já o número 73 dos verdes e brancos, que tem estado em destaque no Sporting B, cobrou um livre de forma exímia que enganou tudo e todos e só parou dentro da baliza de Serginho. O empate era justo, mas Clemente poderia ter colocado a sua equipa novamente em vantagem no marcador. No entanto, estava lá Pedro Silva, ao minuto 50, para defender uma grande penalidade.

A verdade é que, aos 67’, aquele que era um encontro com oportunidades a surgirem de um lado e do outro, passou a pender para os leões. Ronaldo Tavares saltou do banco com o condão de agitar o ritmo do jogo, tendo precisado de 12 minutos para colocar o Sporting CP em vantagem e deixar os adversários de cabeça perdida. O 2-1 nasceu de uma excelente combinação entre Matheus e Ronaldo – a assistência do extremo leonino colocou o avançado na cara do guardião do Santa Clara. Com a parte de dentro do pé, desviou a bola do centro de acção de Serginho. Berny Burke foi mais cedo para os balneários, após uma entrada violenta, que lhe valeu o vermelho directo. Desta forma, não assistiu ao terceiro golo do Sporting B, o segundo de Ronaldo Tavares, de cabeça, depois de um cruzamento absolutamente milimétrico de Pedro Empis no corredor esquerdo. O desnorte do Santa Clara era tal que também Rúben Saldanha acusou a pressão e viu o cartão vermelho, deixando a formação dos Açores reduzida a nove unidades.

Com este resultado, os verdes e brancos ascendem ao sétimo lugar, com 21 pontos, sendo que na próxima jornada vão à Madeira defrontar o União local.