Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Equipa B leonina perde por 2-1 em jogo muito polémico

Por Jornal Sporting
07 Jan, 2017

O Sporting CP perdeu na recepção ao Sporting de Braga, num encontro marcado por um primeiro golo dos visitantes caricato, com a equipa de arbitragem em destaque pela negativa

Os leões, orientados por João de Deus, foram derrotados na recepção ao Sporting de Braga (2-1), em jogo da 21.ª jornada da Ledman LigaPro que fica marcado por uma arbitragem muito polémica. O primeiro lance de perigo do encontro surgiu logo aos dois minutos para os bracarenses, com o avançado Panyukov a finalizar depois de um cruzamento no lado esquerdo. Pedro Silva evitava o golo com uma enorme defesa.

O jogo estava equilibrado na Academia Sporting, com muita luta a meio campo, até que, aos 12 minutos, decorre um lance que teve tanto de polémico como de caricato. Sualehe bateu um livre para a área, Leonardo Ruiz, de cabeça, assistiu Pedro Delgado, com o médio a aproveitar e a bater Tiago Sá. Até aqui tudo normal. A questão é que o árbitro auxiliar, depois de começar a correr para o meio-campo em gesto claro de validação do golo, comunicou com o árbitro principal e voltou atrás na decisão. A demora até ao veredicto originou a que os jogadores leoninos festejassem junto à linha final. Só que marcado rapidamente o livre, seguia jogo, com o Braga B a "apanhar" a equipa do Sporting CP completamente descompensada. Xadas, à entrada da área, rematou em arco, em bola indefensável para Pedro Silva, jogada naturalmente sucedida de muitos protestos da equipa e dos adeptos presentes em Alcochete.

No espaço de dois minutos (20’ e 21’), os leões criaram duas boas oportunidades para restabelecer a igualdade por intermédio de Pedro Delgado. Em dois lances semelhantes, o médio dos verdes e brancos arranjou espaço para o remate, o primeiro a ser interceptado pela defensiva bracarense e o segundo a ser defendido por Tiago Sá, com Sualehe a não conseguir emendar na recarga. O encontro entrou depois numa toada de maior domínio do Sporting CP, mas foram os minhotos que criaram perigo, com Xadas, numa jogada rápida de ataque, a surgir com espaço no lado direito e a cruzar rasteiro, valendo à equipa leonina o grande corte de Kiki a evitar males maiores.

Ao intervalo, João de Deus colocou em campo o júnior Abdu Conté no lugar do capitão de equipa Mauro Riquicho e voltou a ter uma contrariedade logo aos 48 minutos, com Ivanildo Fernandes a ser expulso por acumulação de cartões amarelos. Com menos um elemento em campo, os leões tiveram que organizar a equipa: Pedro Empis passou para lateral-direito, Sualehe baixou no terreno para a lateral-esquerda e o recém-entrado Abdu Conté juntou-se a Kiki no centro da defesa. Em inferioridade numérica, a equipa leonina não baixou os braços, lutou muito e foi recompensada, aos 65 minutos, com Ronaldo Tavares em campo há poucos minutos, a aproveitar uma defesa incompleta de Tiago Sá a remate de Bilel para, de baliza aberta, restabelecer a igualdade. Mais lances de relevo só aos 81 minutos, com os bracarenses a voltarem à liderança do marcador. Passe de Inácio a rasgar para o lado esquerdo, com Thales a cruzar para a área e, depois de um desvio que levou a bola ao poste da baliza de Pedro Silva, Ogana desviou para o fundo das redes.

Já em tempo de compensação, no último suspiro, os jovens leões ficaram a milímetros do empate num livre. Abdu Conté aproveitou um ressalto e cabeceou a bola, que raspou a trave da baliza defendida por Tiago Sá. Logo a seguir, apito final e derrota leonina mergulhada em muita polémica.