Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Travar o contra-ataque e resolver em transição

Por Jornal Sporting
15 Abr, 2017

Regresso às vitórias diante do União da Madeira coloca leões a quatro pontos do quarto posto

A equipa B leonina venceu em Alcochete, por 2-0, o União da Madeira, referente à 36.ª jornada da Ledman Liga Pro, e ocupa o 13.º lugar da tabela, em igualdade pontual com FC Porto. Mais importante do que isso foi a aproximação aos primeiros lugares, com o Gil Vicente, quarto classificado, a apenas quatro pontos de distância. Os leões cederam o domínio do meio-campo, mas resolveram em transições ofensivas, chegando ao nono jogo sem perder com Luís Martins ao comando (invicto e com apenas dois empates), superando um opositor difícil que havia vencido Benfica e FC Porto. Rafael Barbosa e Matheus Pereira apontaram os tentos.

Ambos os conjuntos iniciaram o primeiro parcial em 4x4x2, apostando na mobilidade do segundo avançado. O União da Madeira percebeu a necessidade de colocar Cedric junto a Gauld e Francisco Geraldes e procurar condicionar a criação leonina, deixando N’Sor, segundo melhor marcador da Liga Ledman Pro (16 golos), na frente.
Aos três minutos, primeiro susto para Pedro Silva, que segurou cabeceamento fraco após bola parada. Pouco depois, Matheus Pereira deambulou pela primeira vez com sucesso pela direita, serviu Rafael Barbosa, o qual não conseguiu definir a situação de perigo.

Depois, Dala apareceu no jogo. Vindo buscar o esférico ao meio-campo, o angolano conseguiu duas jogadas de algum suspense. Primeiro, ao cruzar após combinação com Gauld; depois a servir André Geraldes pela única incursão pela direita. 

Aos 25’, o golo de Rafael Barbosa. O União da Madeira seguiu num contra-ataque de 4x3, mas Escobar e Ivanildo controlaram a profundidade e resolveram, lançando André Geraldes para um contra-ataque que só parou na baliza do veterano Nilson. Matheus combinaria com Rafael Barbosa, que não voltaria a desperdiçar a finalização, ao rematar ao primeiro poste depois de tirar da frente o lateral Tiago Moreira.

A partir daí, o União da Madeira sustentou a boa classificação (quarto à partida para o jogo) e operou a manobra ofensiva num meio-campo leonino demasiado desprotegido. Rafael Barbosa e Gelson Dala foram apoiando o duplo pivot, permitindo ao adversário lances residuais de bola parada. Escobar afastou quatro cruzamentos e Pedro Silva só se viu ameaçado aos 38’, quando a bola sobrou na área para um remate, entretanto desviado. Antes, aos 33’, Ruiz fintou a oposição e atirou por cima, sendo seguido por Dala que atirou à figura de Nilson, logo no minuto seguinte.

No segundo tempo, Breitner entrou para assumir a criação dos insulares. O 10 pegou na bola e foi galgando perante ‘Chico’ e Gauld, cada vez com maiores dificuldades para suster a troca de bola. O União perigava Pedro Silva em bola parada e em cruzamentos laterais. Dessa forma, N’sor recebeu na área e serviu Mika, que atirou por cima. Matheus avisou com um remate ao lado, mas os amarelos e azuis prosseguiram o domínio. Pedro Silva saiu aos pés do avançado (58’) e antes Marakis teve a grande chance para igualar, em remate desviado já dentro da área.

Novamente em transição rápida, os leões confirmaram a vitória. Francisco Geraldes colocou em Dala, que, de pronto, entregou a Matheus. Nova diagonal do brasileiro e remate cruzado, dando o 2-0, aos 62’. Aos 65’, Matheus voltou a ameaçar, mas atirou por cima. Bubacar Djaló entrou para ‘trancar’ o miolo. Daí até final só dois momentos para o União. Luís Carlos desperdiçou dentro da área e Mica ainda introduziu a bola na baliza, mas em lance bem invalidado por fora-de-jogo.

Bilel ainda agitou à esquerda, mas estava garantido o sétimo triunfo nos últimos nove encontros. Continua o bom momento do Sporting CP B.