Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Hat-trick de Gelson Dala deu regresso aos triunfos

Por Jornal Sporting
30 Set, 2017

O Sporting CP B voltou às vitórias e logo frente ao Santa Clara (4-3), líder do campeonato. Gelson Dala marcou três e foi decisivo

A equipa B leonina voltou neste sábado à tarde às vitórias, batendo por 4-3 o Santa Clara, à partida o líder da Ledman LigaPro, num jogo com emoção até ao fim, decorrido em Alcochete. Gelson Dala, com três golos e uma assistência, fez toda a diferença e foi o homem do jogo.

Com duas equipas que vinham de maus resultados – os leões não venciam há quatro jornadas, os açorianos perderam com o Varzim no último encontro –, o jogo começou dividido e não muito bem jogado, sem que nenhum dos colectivos conseguisse criar oportunidades. Foi através de uma bola parada que a história da partida se alterou, visto que foi num canto que os verdes e brancos ganharam o penálti, assinalado sobre Kenedy Có, convertido por Gelson Dala aos 19’. Praticamente sem tempo para quaisquer reacções, a equipa da casa adiantou-se ainda mais no marcador, com o mesmo avançado angolano a bisar, depois de um contra-ataque certeiro em que a defensiva do Santa Clara se expôs demasiado.

Com cinco minutos decorridos entre os dois golos, os então líderes do campeonato viram-se numa situação muito desfavorável, mas não desistiram. Com o Sporting CP B praticamente a limitar-se ao momento sem bola, os açorianos subiram no relvado e aos 31’ Thiago Santana, ele que é o melhor marcador da equipa (e agora da II liga) reduziu e fez a equipa acreditar ainda mais. Até ao intervalo a pressão foi uma constante e a equipa de Luís Martins pouco mais fez do que aguentar a vantagem.

Já depois da ida para os balneários, e apesar de agora jogar a favor do forte vento que se sentiu ao longo dos 90 minutos em Alcochete, os jovens leões não entraram bem e concederam o golo do empate logo aos quatro minutos do segundo tempo, mas contrariamente ao que se poderia pensar, foi a partir desse momento que a melhor fase do jogo surgiu para o Sporting CP B. Mais solto para os contra-ataques e a envolver mais gente na organização ofensiva, a equipa leonina criou mais problemas e, novamente por Gelson Dala, fez o 3-2 aos 65’: primeiro, Demiral com um excelente passe entre linhas a descobrir Rafael Barbosa, depois o médio ofensivo a ultrapassar dois adversários e a servir o avançado, que finalizou com um excelente remate de pé esquerdo.

Com os leões em vantagem pela segunda vez, o Santa Clara teve o mérito de nunca se dar por vencido e, através de um jogo mais directo à procura da referência ofensiva Thiago Santana, foi criando dificuldades aos leões, apesar da elevada estatura da defensiva verde e branca. Num lance desse género, Stojkovic saiu mal ao lance e o empate seria restabelecido, num golo muito festejado pelo banco do conjunto dos Açores. Já com Paulinho em campo, médio proveniente do Fluminense, o Sporting CP voltou à carga e, quem mais, foi de novo Gelson Dala a fazer a diferença, ao descobrir o médio brasileiro e a servi-lo na perfeição, num lance que terminou no 4-3 que se viria a manter até ao fim.