Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto David Martins

Equipa B garante lugar na Liga 3

Por Sporting CP
22 maio, 2021

​Leões vencem LGC Moncarapachense com golos de Elves Baldé e Hevertton Santos (2-0)

A equipa B do Sporting CP recebeu e venceu, este sábado, o LGC Moncarapachense por 2-0, em jogo da quinta jornada da série 7 de acesso à Liga 3, garantindo dessa forma a presença na nova prova da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda antes de disputar a última ronda.
 
Depois de um empate a duas bolas no jogo da primeira volta, as duas equipas voltaram a encontrar-se, desta feita no Estádio Aurélio Pereira, com o técnico Leonino Filipe Celikkaya a promover as entradas no onze de Gonçalo Pinto, Geny Catamo e Joelson Fernandes, por troca com os recém-estreados na equipa principal, André Paulo e Tomás Silva, e ainda Luiz Phellype. 
 
Superior desde o apito inicial, a formação verde e branca jogou os primeiros 20 minutos quase sempre no meio-campo adversário e não deu margem para que os algarvios se aventurassem no ataque. Ao mesmo tempo, Joelson Fernandes e Elves Baldé, que trocaram de flanco por mais do que uma vez, tentavam dar seguimento às jogadas iniciadas em fase de construção.
 
Já depois de Joelson ter beneficiado de duas boas ocasiões para inaugurar o marcador, a primeira com um cabeceamento por cima e a segunda através de um remate que esbarrou num defesa, aos 23 minutos Elves Baldé deu justiça ao placard e fez provavelmente um dos melhores tentos da carreira, batendo o guarda-redes com um remate da linha de meio-campo.
 
Com o confirmar da vantagem, a partida abriu e o Sporting CP baixou um pouco as linhas, na expectativa de ver o que o LGC Moncarapachense faria. No entanto, nem isso ajudou os visitantes a criarem perigo, à excepção de um remate que saiu por cima da baliza de Gonçalo Pinto. Do outro lado, as oportunidades sucederam-se para os Leões, que somaram remates atrás de remates à medida que o cronómetro avançava, mas nada se alterou até ao intervalo. 

No reatar da partida, o Sporting CP voltou a assumir as rédeas e concedeu pouca bola ao adversário, acabando por dilatar a vantagem aos 59 minutos. Após um cruzamento de Joelson Fernandes da esquerda, Hevertton Santos ajeitou com a perna direita e, de primeira, rematou em força com a canhota para mais um grande golo. Estreia do lateral a marcar pela equipa B. 
 
Mesmo com 2-0, os Leões continuaram a carregar no acelerador e ficaram perto de dilatar a vantagem por mais duas vezes, praticamente de forma consecutiva. Primeiro, o internacional A moçambicano Geny Catamo rematou por cima da trave, e depois Nuno Moreira apareceu em boa posição, mas o ‘tiro’ esbarrou numa enorme defesa do guardião Tiago Froita. 
 
Nos 20 minutos finais, foi clara a tentativa de esboçar uma reacção por parte do LGC Moncarapachense, com mais aproximações à baliza Leonina, mas a turma de Olhão nunca demonstrou argumentos sequer para assustar Gonçalo Pinto. Do outro lado, o Sporting CP preferiu segurar a vantagem e foi isso mesmo que fez, carimbando o passaporte para a Liga 3.
 
Os Leões voltam a entrar em acção no sábado, dia 29 de Maio, para defrontar o também já apurado para a Liga 3 Oriental Dragon FC, em jogo referente à última jornada desta fase. 
 
Sporting CP: Gonçalo Pinto [GR], Hevertton Santos, João Goulart, Chico Lamba, Mees de Wit, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz [C] (Tiago Ferreira, 90+1’), Geny Catamo (Paulo Agostinho, 87’), Elves Baldé (João Ricciulli, 90+1’), Joelson Fernandes (Edu Pinheiro, 68’) e Nuno Moreira.