Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Filipe Celikkaya: "Focados no desenvolvimento dos jogadores"

Por Sporting CP
29 maio, 2021

Treinador satisfeito com a sua equipa

No final do empate a um golo em casa do Oriental Dragon FC, este sábado, já com a qualificação da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal para a Liga 3 garantida, Filipe Celikkaya analisou a partida e fez um balanço da temporada que agora terminou.

"Foi um jogo bastante positivo. Já sabíamos que ia ser competitivo e este campo não permite que se faça grande coisa porque as condições não são boas. Estou satisfeito com o que fizeram. Demonstraram que queriam colocar em prática o que trabalhámos e isso é o mais importante. Estamos focados no desenvolvimento dos jogadores e os jogadores também porque querem aprender mais e continuar o processo que iniciaram há um ano", começou por dizer o treinador aos meios de comunicação do Sporting CP.

Sobre o número de jogadores utilizados na equipa B, com vários deles a terem representado ainda as equipas sub-23 e principal, Filipe Celikkaya explicou que "a subida e descida" dos atletas "é um processo natural dentro do Clube".

"O facto de termos utilizado 37 jogadores é um trabalho de muita gente, seja do treinador da equipa B como do treinador dos sub-23, dos sub-19 e por aí fora. Estamos felizes por ter dado a oportunidade a estes jovens de se mostrarem num campeonato altamente competitivo. Com competência e felicidade vamos estar na Liga 3 no próximo ano e é um contexto bastante interessante. A média de idades vai descer. Este ano rondava os 20 anos, o que é de louvar tendo em conta os 37 jogadores utilizados. Sabemos que vamos ter grandes dores de crescimento, mas este é o caminho. Se queremos colocar jogadores na equipa principal temos de puxar pela capacidade deles neste momento. Tenho a certeza de que vão crescer muito no próximo ano", frisou.

"Gosto de valorizar o processo. O processo tem tanto conteúdo que não é visível e trabalho da parte dos jogadores que as pessoas não têm noção que temos de o valorizar. A Liga 3 vai ser bastante competitiva. As equipas vão ser muito boas porque para estarem nesta fase final é porque têm competência. Temos de continuar o trabalho que iniciámos no ano passado e dar oportunidade a outros jovens jogadores. Sabemos que foi a melhor classificação de sempre da equipa B no Campeonato de Portugal, antiga II Divisão B, mas não estamos focados nisso. Queremos é que os jogadores cresçam e tenham oportunidades em contextos mais exigentes. É a única maneira de promovermos o futebol e o jovem dentro do Sporting CP e a nível nacional no futuro", acrescentou o técnico.

Por fim, Filipe Celikkaya comentou o facto de terem sido alcançados objectivos sem contratar nenhum jogador, ou seja, utilizando apenas futebolistas 'da casa'.

"É o ADN Sporting. São jogadores formados nesta casa, muitos com mais de dez anos de Sporting Clube de Portugal. É uma grande felicidade. Muitos deles vão partir. Já lhes disse pessoalmente que vou ter saudades dos que não vão ficar connosco, mas todos participaram de uma forma concentrada e profissional no processo deste ano. Têm uma vivência muito grande dentro de um Clube grande que os vai ajudar na sua carreira", concluiu.

Edu Pinheiro, que capitaneou o Sporting CP na Moita, também opiniou sobre o desafio que terminou empatado com o Oriental Dragon FC.

"Foi mais um jogo difícil. Entrámos bem, sabíamos o que tínhamos de fazer. Tentámos marcar golo, mas não foi possível na primeira parte. Na segunda parte, devido ao calor e ao relvado, estávamos um pouco mais cansados. De resto, foi uma exibição positiva entre duas equipas que já passaram", disse, analisando depois a temporada.

"Estreámos quase 40 jogadores, o que demonstra a qualidade desta equipa. A equipa B voltou este ano com zero contratações. É de louvar e há que dar os parabéns à equipa e principalmente aos miúdos, que têm muito pela frente", finalizou.