Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Equipa B acaba primeira fase com vitória de garra

Por Sporting CP
11 Mar, 2023

Golo da vitória frente ao Caldas SC chegou perto do fim (3-2)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o Caldas SC por 3-2 no jogo da 22.ª - e última - jornada da série B da Liga 3.

Já sem hipóteses de fazer parte dos quatro primeiros que acedem à fase de subida, os jovens Leões fecharam esta fase com a possibilidade de terminar no quinto lugar e, para isso, teriam de vencer um Caldas SC que chegava com os mesmos 31 pontos – e assim foi.

Num jogo aberto, o Caldas SC respondeu de imediato, primeiro, ao golo de João Muniz - estreia a marcar na equipa B – e, depois, também ao de Flávio Nazinho, no entanto a vantagem verde e branca definitiva seria garantida em cima do minuto 90, com um grande pontapé de Miguel Menino – estreia a marcar esta época. Assim, os jovens Leões fecharam a série B com um triunfo e no quinto lugar, antes de seguirem para a fase de manutenção.

Para enfrentar o conjunto das Caldas da Rainha, Filipe Çelikkaya, técnico verde e branco, fez quatro alterações no último onze titular, lançando Diogo Pinto, Dário Essugo (regresso após lesão), Sotiris Alexandropoulos e Vando Félix de início, nos lugares que tinham sido de Diego Calai, Mateus Fernandes, Rodrigo Marquês e Abdul Fatawu.

Foi autoritária a entrada Leonina no jogo e antes dos dez minutos Luís Lopes, guardião visitante, já contava com duas defesas decisivas - uma ‘mancha’ que fechou a baliza perante David Monteiro e um bloqueio, à figura, após cabeceamento de Vando Félix. Logo a seguir, João Muniz apareceu ao segundo poste num livre e o seu cabeceamento foi ao ferro.

Ligados à corrente, os jovens Leões continuaram a impor-se e a cercar de forma constante a área adversária, mas o golo não surgia. Francisco Canário remataria às malhas laterais e, mais tarde, não conseguiu o melhor domínio para ficar na cara do golo.

Ainda assim, a insistência verde e branca acabaria premiada aos 37 minutos: Diogo Abreu bateu um canto para o segundo poste e, novamente ao segundo poste, João Muniz elevou-se acima de todos e com um excelente cabeceamento inaugurou finalmente o marcador e estreou-se a marcar na Liga 3 com apenas 17 anos.

No entanto, de forma tremendamente penalizadora, duraria muito pouco esta vantagem. Fruto de um erro na saída de bola da equipa B, Rafael Roque interceptou, já dentro da área, o passe do guardião Diogo Pinto e fez o 1-1 na única vez que o Caldas SC se aproximou da baliza dos Leões com perigo na primeira parte (5-2 em remates à baliza).

Ao intervalo, João Muniz e David Monteiro dariam os seus lugares a Gilberto Baptista e João Ferreira, respectivamente. Já com o reatamento chegaram inicialmente mais oportunidades para os dois lados, mas os dois guarda-redes mostraram serviço.

Depois, a partida seguiu muito equilibrada, com mexidas de parte a parte - Marco Cruz e Miguel Menino entraram do lado verde e branco - e repetiu-se o filme da primeira parte. Aos 70 minutos, Flávio Nazinho, de rompante, correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de Joelson Fernandes e voltou a relançar os jovens Leões na frente, mas novamente por pouco tempo. Praticamente no lance seguinte, o recém-entrado Tuga teve eficácia máxima e fez o 2-2 na primeira vez que tocou na bola.

Até ao fim, o jogo manteve-se muito aberto, mas seria o Sporting CP a sorrir, desta vez definitivamente. Primeiramente, Diogo Pinto foi fulcral a travar as investidas do Caldas SC e seria na recta final que o cerco verde e branco se intensificou.

Aos 88 minutos, Joelson Fernandes teve tudo para marcar, mas finalizou sem sucesso, seguiu-se ainda mais uma bola no ferro, contudo, na recarga, Miguel Menino fez toda a diferença: em arco, rematou forte para o fundo das redes e selou o regresso às vitórias dos jovens Leões, que assim ficaram com os últimos três pontos desta fase e o quinto lugar.

Totalizando 34 pontos, a equipa B verde e branca segue, agora, para a fase de manutenção e já é sabido que estará integrada na série 3, juntamente com o sétimo, nono e 11.º classificados – só o Real SC (11.º) é adversário garantido, à falta ainda de um jogo que vai ditar a classificação final nessa zona da tabela. Além disso, fruto do seu quinto lugar na primeira fase, os jovens Leões começarão com uma bonificação de oito pontos, que os coloca desde já à frente dos demais emblemas.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Monteiro (João Ferreira 46’), João Muniz (Gilberto Batista 46’), Jesús Alcantar, Flávio Nazinho, Dário Essugo [C] (Marco Cruz 62‘), Sotiris Alexandropoulos (Miguel Menino 68’), Diogo Abreu, Vando Félix, Joelson Fernandes e Francisco Canário.