Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma crença (de Jesus), uma fé (da equipa e dos adeptos)

Por Jornal Sporting
10 Dez, 2015

Sporting vence Besiktas por 3-1 com grande reviravolta em dez minutos

Custou mas foi. Aos 65 minutos, estava tudo contra o Sporting: o Lokomotiv vencia na Albânia por 1-0, o Besiktas estava na frente em Alvalade também pela margem mínima. No entanto, e mais uma vez, o conjunto ‘leonino’ nunca perdeu o controlo emocional, acreditou e conseguiu mais a reviravolta em mais uma grande noite de europeia. Foi uma crença (de Jesus) e uma fé (da equipa). E já agora, acabando a música que tantas vezes se canta no Estádio, isto é o Sporting, allez, allez – quando os profetas da desgraça anteviam uma eliminação garantida, a formação ‘verde e branca’ quebrou o enguiço na Rússia frente ao Lokomotiv por 4-2, conseguiu vergar o líder do Campeonato da Turquia por 3-1 e está na próxima fase da Liga Europa.

Os ‘leões’ até começaram melhor, com Montero a receber bem uma bola na área e a dar para o remate perigoso de João Mário bem travado por Zengin. No entanto, o lance não teve a continuidade desejada e o Besiktas conseguiu um encontro bem diferente do que aquele que se tinha jogado em Istambul (empate a uma bola): com um meio-campo muito agressivo e uma pressão alta que condicionou bastante a primeira fase de construção ‘verde e branca’, o Sporting sentiu dificuldades em chegar ao último terço do adversário, falhou alguns passes em zonas proibidas e, já depois de um remate perigoso de Montero desviado por um defesa turco, foram os turcos a criarem algum perigo por intermédio de Olcay Sahan, com boas oportunidades para inaugurar o marcador.

Não que o Besiktas tenha beneficiado de muitas chances flagrantes, mas a verdade é que conseguiu estrategicamente colocar os ‘leões’ numa espécie de colete de forças suficiente para retirar espaços no corredor central e profundidade nos corredores laterais, sem que com isso conseguisse criar também muito perigo na frente porque o Sporting esteve bem na recuperação defensiva. Lendo o jogo, Jorge Jesus lançou Gelson Martins no lugar de Montero, reconduzindo João Mário à zona central do meio-campo. O efeito da troca não foi imediato, mas começou aí a melhoria ‘leonina’.

Com a partida mais equilibrada no primeiro quarto de hora da etapa complementar e com a formação ‘verde e branca’ a conseguir mais posse e circulação, mesmo que nem sempre de forma acertada, Quaresma aproveitou uma má saída de bola do Sporting para cruzar de trivela na esquerda e Mario Gomez encostar na área para o 1-0. Podia ter sido o fim da aventura europeia, mas foi exactamente nesse período entre o golo turco e a colocação de Teo Gutiérrez em campo que começou o início de uma grande reviravolta. É assim também que se conseguem ver as grandes equipas.

Já depois de uma remate perigoso desviado num defesa que passou pouco por cima da trave, aos 63 minutos, Slimani empatou três minutos depois, recebendo um lançamento em profundidade de Ruiz após recuperação em zona avançada do terreno, acreditando que conseguiria ainda chegar a bola que parecia perdida e ‘enganando’ Zengin. Aos 70 minutos, na sequência de um bom trabalho, Teo obrigou o guardião turco a defesa apertada para canto mas, dois minutos depois, Bryan  Ruiz voltou a romper pelo lado esquerdo e rematou sem hipóteses para o 2-1, de novo com Teo na jogada.

Após uma hora de grande pressão e movimentação, o Besiktas pagou a factura em termos físicos da grande intensidade que colocou em campo e, em paralelo, não teve capacidade de resposta às novas soluções ofensivas apresentadas pelo Sporting, fosse pela explosão de Gelson, fosse pelas movimentações entre linhas de Teo, perdendo referências no plano defensivo. Seriam mesmo os primeiros dois suplentes que entraram a sentenciarem em definitivo a partida, com assistência do internacional Sub-21 para o colombiano receber, fintar e atirar sem hipóteses de Zengin. Até ao final, nota apenas para um corte de Naldo que obrigou Patrício a defesa apertada, já nos descontos, e pouco mais. Pela forma como o jogo partiu, até parecia mais perto do 4-1 do que propriamente do 3-2. Tudo porque, mais uma vez, o Sporting mostrou uma maturidade táctica e um controlo emocional de grande nível – só assim seria possível virar uma partida de 0-1 para 3-1 em dez minutos.

Com este triunfo, o Sporting apurou-se no segundo lugar do grupo H com dez pontos, menos um do que o Lokomotiv de Moscovo, que bateu esta noite à mesma hora o Skënderbeu e assegurou a primeira posição. O Besiktas, que não tinha ainda sofrido qualquer derrota em termos europeus, acabou por ficar pelo caminho num grupo com demasiada qualidade em comparação com muitos outros da Liga Europa.