Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Meio caminho andado que explica todo o percurso

Por Jornal Sporting
14 Jan, 2016

Balanço e análise da primeira volta da Liga NOS no Jornal Sporting

Entre as inúmeras perguntas de que Jorge Jesus tem sido alvo antes e depois dos jogos sem qualquer relação àquela partida ou adversário em concreto, há uma que, ainda assim, continua fresca e pertinente na cabeça de todos: o que mudou no futebol português? Nessa altura, a meio de Dezembro, o contexto até era diferente – Benfica e FC Porto tinham-se queixado das arbitragens, algo que pouco tempo depois ficou diluído com os escândalos que aconteceram em Guimarães e na Madeira com o Nacional, respectivamente. Já a resposta, essa, podia ser dada na mesma hoje: “Se os árbitros são os mesmos, o Conselho de Arbitragem é o mesmo e o presidente é o mesmo, o que mudou? É o Sporting estar em primeiro! É este o problema, não estavam habituados”. E os números de balanço da primeira volta servem exactamente para isso, percebendo-se quem melhorou dentro de campo (Sporting) e quem tenta disfarçar a queda fora dele (Benfica).

Olhando para a actual classificação e comparando com a da época anterior, o Sporting surge no lote das equipas com mais pontos (oito); o Benfica aparece na parte das formações com menos pontos (seis); e o FC Porto somou exactamente a mesma pontuação. Olhando para estes dados, e tomando em linha de conta que os ‘leões’ são também o conjunto com mais vitórias, menos derrotas e menos golos consentidos, seria completamente inimaginável (ou talvez não) que o ‘circo’ mediático fosse apenas dominado pelos constantes ataques aos responsáveis ‘verde e brancos’ e ao (antigo) técnico portista, como se tudo o resto fosse a coisa mais natural do Mundo. Também por isso, e quando instado sobre se o triunfo com o Sp. Braga tinha sido uma ‘vitória à campeão’, Jorge Jesus foi muito pragmático na análise a esse avanço, considerando que tinham sido só mais três pontos. “Existem três candidatos ao título”, defendeu o técnico.

Ainda assim, e analisando as primeiras voltas de Campeonatos com 34 jornadas (este é o 18.º), a verdade é que o Sporting nunca tinha feito tantos pontos nas primeiras 17 rondas, nunca teve um avanço tão robusto em relação aos rivais – em 2001/02 somava mais três pontos do que o Boavista e em 2004/05 apresentava o mesmo registo do que FC Porto e Benfica – e só por uma vez sofreu tão poucos golos numa média inflaccionada pelo último confronto com os minhotos. Em termos históricos, o vencedor da primeira volta sagrou-se campeão no final da temporada em 64 das 81 edições da I Liga mas, olhando para o que se passou desde Agosto, é sensato dizer que existe apenas meio caminho andado... e que explica todo o resto do percurso até ao momento.