Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Não pode haver dois pesos e duas medidas"

Por Jornal Sporting
27 Jan, 2016

Declarações de Octávio Machado sobre o processo instaurado a Slimani

Octávio Machado, director-geral para o futebol do Sporting, abordou hoje o processo instaurado pelo Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol a Slimani, jogador do Sporting, na sequência da queixa apresentada pelo Benfica relativa ao jogo da Taça de Portugal, de dia 21 de Novembro. O dirigente ‘leonino’ apontou os erros no processo contra o avançado argelino e confirmou que o Clube vai recorrer da decisão do Conselho Disciplinar da FPF.

“Como é do vosso conhecimento, nos últimos dias, existiram decisões da Secção Profissional e da Não-Profissional do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol. A Secção Profissional arquivou tudo o que foi matéria apresentada pelo Sporting. A Não-Profissional arquivou uns processos e levantou outro contra o Slimani. Naturalmente, o Sporting não concorda e vai apresentar recurso porque não aceitamos dois pesos e duas medidas. Os regulamentos são os mesmos, mas o entendimento das duas Secções é diferente. A participação é feita com base num jogador que não existe no Clube onde é referido: Slimani, do Nacional. Depois, no minuto que é referido, não existe qualquer tipo de contacto entre Slimani e Samaris, tal como é referido pelo próprio árbitro. A participação diz que o lance foi na primeira parte, os jornais referidos dizem que é na segunda”, afirmou Octávio Machado, prosseguindo: “Há uma série de situações que levaram a duas decisões com as quais não concordamos: o arquivamento e o processo disciplinar. As imagens são claras, órgãos de comunicação social têm-nas e podem esclarecer publicamente que, em algumas, não houve sequer intervenção do árbitro nem sanção disciplinar. O árbitro viu e entendeu que não há agressão. Há contradições entre a Secção Profissional e a Não-Profissional. Não queremos pensar que seja da composição destes organismos, nem que os castigos são aplicados conforme a cor das camisolas, sejam elas verdes, vermelhas, amarelas ou brancas”.

O director-geral para o futebol do Sporting passou, de seguida, a apresentar os lances sobre os quais o Sporting se queixou junto do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol e que viu arquivados pela mesma: no jogo do Campeonato, os ‘leões’ referiram as agressões de Samaris a Bryan Ruiz (minutos 39:45 e 40:39), de Fejsa a Adrien (minuto 46:24) e de Jonas a William Carvalho (minuto 50); no ‘derby’ da Taça de Portugal, as queixas recaem sobre o lance de Eliseu com João Pereira (11:39), de Jardel com Slimani (35’), Talisca e João Mário (39:12), Sílvio e Adrien (45+2’), Jardel e Adrien (51:24), André Almeida e Bryan Ruiz (65’), Samaris e Gelson Martins (110:24) e Eliseu e João Mário (107:50 e 120:36).

Octávio Machado defendeu também que não existe uma cotovelada de Slimani a Samaris: “O que é uma cotovelada? Confunde-se extensão dos braços nas costas de um adversário com uma cotovelada. O movimento de cotovelada nada tem a ver com o que o Slimani fez. Ele tenta empurrar o Samaris para evitar o seu bloqueio”, explica.

“Percebe-se esta obsessão pelo Slimani, esta pressa em castiga-lo. Não se percebe é que haja dois pesos e duas medidas. Vamos recorrer no sentido de defender aquilo que é a verdade. O Naldo levava dois meses de castigo, o Jesus era irradiado, eu se calhar estou aqui a mais… O Sporting está a incomodar. O Slimani é um jogador em foco, a dar tudo, no limite, que marca golos e se entrega ao jogo. E isso não se pode virar contra ele. Só há uma entidade que faz queixas. Só neste jogo. É uma obsessão”, continuou o ‘leão’, defendendo a postura do Sporting e o seu contributo para o futebol nacional: “Se alguém mexeu no futebol português para o bem do próprio futebol foi o Sporting. É o Clube com o maior número de espectadores no seu Estádio, em média, a equipa que mais jogadores portugueses tem a jogar na equipa principal, a que dá maiores espectáculos de promoção do futebol. E tudo porque demos um passo importante no início da época ao contratar o Jorge Jesus. O Sporting merece que lhe reconheçam tudo isto e que se faça justiça. Há uma união no Sporting, ver um jogo do Sporting é uma alegria ver jogos do Sporting e queremos que nos deixem continuar assim”.