Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um Bayer que moeu mas ainda não matou os 'leões'

Por Jornal Sporting
18 Fev, 2016

Sporting CP perde por 1-0 na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa

O Sporting CP foi esta noite derrotado pelo Bayer Leverkusen por 1-0, numa partida a contar para a primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Agora, na próxima quinta-feira, os ‘leões’ tentarão não só quebrar a maldição em partidas disputadas na Alemanha (o máximo que conseguiu foi empatar) como marcar dois golos para garantirem a passagem à próxima fase da prova frente ao terceiro classificado da Bundesliga.

O encontro começou com dois cantos quase consecutivos do Sporting CP mas cedo o conjunto alemão ameaçou as redes de Rui Patrício, com dois remates de meia-distância de Mehmedi (3’) e Kiessling (5’). Mais tarde, à passagem do quarto de hora, Calhanoglu voltou a levar perigo com um cabeceamento ao segundo poste após livre lateral.

O ‘harmónio’ dos germânicos funcionava como música para as características que o jogo ia tomando: com blocos muito compactos e num raio de 30 metros sem bola, o Bayer não só privava os ‘leões’ das habituais manobras na primeira fase de construção como ganhava capacidade para chegar em poucos toques à sua zona ofensiva. Ainda assim, e sobretudo após o primeiro quarto de hora, os comandados de Jorge Jesus começaram a encaixar melhor no adversário e lançaram algumas transições rápidas com perigo, nomeadamente aos 18 minutos quando Jefferson testou os reflexos de Leno.

O Sporting CP encontrara a lógica para defrontar os alemães, mas como isso da lógica é algo que não se aplica ao futebol foi nesse período de equilíbrio que o Bayer conseguiu colocar-se em vantagem: desmarcação de Kiessling na direita para Jedvaj, cruzamento ao segundo poste com a bola a fugir do guarda-redes e toque de Bellarabi para o golo aos 26 minutos. A eficácia alheia revelou-se perfeita: primeiro remate enquadrado e... 1-0.

Até ao intervalo, nota para uma boa jogada de Bryan Ruiz após recuperação na esquerda do ataque, que terminou com um corte da defesa contrária quando João Mário já estava preparado para encostar para o empate (33’); de resto, os ‘leões’ foram revelando alguns problemas em desmontar a maturidade táctica e qualidade posicional da formação alemã, que voltou a provar em Alvalade que é mesmo uma equipa de... Liga dos Campeões.

A etapa complementar começou dentro dos mesmos moldes, com os pivots Kramer e Brandt a manterem o controlo das incidências no corredor central e o Sporting CP a revelar as tais dificuldades para desbloquear o esquema adversário, preparado para as tentativas de jogo entre linhas tão habituais na formação ‘verde e branca’. Daí que, ao longo da segunda parte, os ‘leões’ não tenham conseguido fazer um remate enquadrado no segundo tempo ao contrário do Bayer Leverkusen, que criou perigo por Mehmedi (58’, a surgir ao segundo poste na sequência de mais um livre lateral) e Papadopoulos (70’, de cabeça, após cobrança de um canto da direita do ataque).

Aos 74 minutos, por acumulação de amarelos, Rúben Semedo foi expulso e o Sporting CP ficou reduzido a dez unidades apenas um minuto depois de Jorge Jesus ter esgotado as substituições com a saída de... Coates, para entrada de Ewerton (antes já tinham entrado Adrien e Slimani para os lugares de Aquilani e Teo Gutiérrez). William foi assim obrigado a recuar, Adrien desceu no corredor central, Mané passou a ocupar terrenos mais interiores mas nem o espírito de entrega e vontade fintaram o 1-0 no final do jogo, com os alemães a enviarem ainda uma bola ao poste a acabar por Bellarabi (87’).