Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Quarteto de estreias em rotação para Madrid

Por Jornal Sporting
10 Set, 2016

Vitória leonina frente ao Moreirense (3-0) cimenta liderança num betão reforçado pela dinâmica colectiva. Jogue quem jogar

O Sporting venceu esta noite o Moreirense (3-0) e segurou a liderança isolada da Liga NOS, nas vésperas de uma viagem à casa do campeão europeu para a ronda inaugural da Liga dos Campeões. Poderia parecer que os dois jogos não estavam relacionados, mas a meio do segundo percebeu-se o quão interligados se encontravam.

Gelson, depois de uma exibição de unhas afiadas frente ao FC Porto, voltou a mostrar às bancadas de Alvalade que o seu lugar não estava em perigo, independentemente da qualidade e do número de reforços que tinham chegado ao Clube. Com o mesmo jeito irrequieto de sempre com que varre o seu corredor e mesmo com uma nova referência na frente de ataque, o jovem extremo leonino deu novamente o mote para um ataque de sucesso. Deu até o exemplo a Bas Dost, que no primeiro tempo andou claramente à procura de referências. É preciso não esquecer que o holandês – um dos que esteve ao serviço da sua selecção –, estava a ter os seus primeiros  minutos em Alvalade. Gelson, no entanto, aos 27 minutos, mostrou-lhe que depois de se conhecer os cantos à casa, tudo fica mais fácil. William, com uma abertura de olho de falcão, encontrou o médio em diagonal bem no coração que, com dois toques, inaugurava o marcador.

Porém, foi cinco minutos antes (22'), que o Moreirense começou a perder o jogo: Neto via o primeiro cartão amarelo, por protestos a uma decisão do árbitro. 12 minutos depois, por entrada dura sobre William – que até justificava o vermelho directo –, o mesmo Neto foi expulso, deixando o trabalho dos companheiros, já difícil, ainda mais complicado. O Sporting ainda demorou a encaixar no adversário em desvantagem numérica. Aliás, só o conseguiu depois do intervalo, depois de ouvir o que Jesus tinha para dizer no balneário.

Acertadas as agulhas, foi a vez dos reforços brilharem. Bas Dost, no minuto incial da etapa complementar, qusase fazia o gosto ao pé. Teve de esperar. Primeiro foi Campbell. Alan Ruiz, com cruzamento de fio e prumo, teve a mira na cabeça do costa-riquenho que, num movimento subtil de cabeça, desviou para o 2-0 (52'). O novo n.º 7 de Alvalade já marca, festeja, joga e mostra a alegria que só um 'menino' que faz o que mais gosta, demonstra. Cinco minutos depois, o holandês. Mesmo sentado no relvado, Bas Dost conseguiu marcar na sua estreia, depois de 45 minutos de avanço em estudo do meio ambiente. As suas movimentações, claramente de um n.º 9, podem ainda não fazer esquecer Islam Slimani, mas o tempo entre reinados de goleadores está claramente encurtado, para gáudio da família leonina.

Com 3-0 e a jogar contra 10, Jesus sentiu que poderia gerir a equipa e a maior prova de confiança foi ter colocado os quatro estreantes na convocatória em jogo. Bas Dost foi titular, marcou (57'); Markovic entrou (60') e esta dupla poderia ter ampliado a vantagem (66'). Elias entrou de seguida (67') e André foi o senhor que se seguiu (78'), que no mesmo minuto tem uma arrancada em direcção à baliza de Makaridze e com um passe para Markovic, deixa o sérvio isolado sobre a direita, que não deu o melhor seguimento.

Um quarteto em estreia e com uma rotação que aponta aos melhor auspícios para o mítico Santiago Bernabéu.