Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Sporting CP revela frágil Dortmund

Por Jornal Sporting
18 Out, 2016

Derrota em Alvalade frente ao Borussia não faz os leões atirarem a toalha ao chão

O Sporting CP perdeu esta noite (1-2) o jogo referente à 3.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.

O encontro ficou, desde logo, marcado por uma grande penalidade não assinalada pelo árbitro Damir Skomina por falta sobre Bas Dost. Isto aos nove minutos e, na sequência do mesmo lance, apenas um minuto depois, os alemães chegam à vantagem por intermédio de Aubameyang. Rúben Semedo não conseguiu acompanhar a velocidade do franco-gabonês, que pela direita selou de forma venenosa o primeiro golo do jogo. Uma lição para o jovem central leonino, que aos 16 minutos já não deu espaço ao avançado.

A luta pelo meio-campo estava difícil de ganhar, mas a espaços os leões conseguiam colocar o adversário em sentido. Aos 32 minutos, por exemplo, numa tabela bem conseguida entre Markovic e Elias, com o brasileiro em boa posição frontal – a proporcionar uma boa defesa, diga-se –, puxava pelas bancadas que, mesmo com um resultado desfavorável, não deixavam de acreditar que a qualidade da equipa fosse espelhada no resultado.

Pior ficou quando aos 39 minutos foi anulado o golo a Sebastian Coates, por suposta falta de Bas Dost sobre o guarda-redes Roman Burki, quando foi o jogador da formação alemã que chocou com o avançado leonino e não o contrário. A dois minutos do intervalo, Weigl aumenta a vantagem, adivinhando um segundo tempo mais complicado para os leões.

A equipa regressou dos balneários pronta a mandar na marcha do marcador. No entanto, com o beneplácito do árbitro esloveno, ele que foi o verdadeiro cimento da parede amarela cheia de tijolos quebrados, o Borussia deixou uma má imagem em Alvalade, com constantes perdas de tempo de lesões e respectivos pedidos de assistência médica – logo a partir do minuto 50. Gelson Martins (46') dava o mote para o caminho da vitória, com mais uma noite de entendimento quase perfeito com Bas Dost, mas o golo do Sporting CP só viria a surgir depois de efectuadas algumas alterações no 11, designadamente com a entrada do marcador de serviço, Bruno César, que já tinha deixado a sua marca no Santiago Bernabéu.

Na segunda parte, o ritmo e a vontade do Sporting CP revelou um Borussia Dortmund frágil, independentemente das inúmeras ausências por motivos clínicos, já que alguns dos elementos em campo também não pareceram nas melhores condições físicas. As contas para o apuramento podem estar mais difíceis, mas a equipa deixou a ideia, sobretudo pelo que fez na etapa complementar, que em Dortmund tudo pode acontecer.

Nota final para os adeptos 'amarelos': numa altura em que o Sporting CP pede à família leonina para não queimar qualquer engenho pirotécnico devido à intransigência e às elevadas multas da UEFA, na bancada destinada aos fãs do Borussia foram acesas sete tochas durante o jogo. Fica a diferença, já que das bancadas verdes e brancas o exemplo foi de civismo.