Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leão nublado à deriva no Atlântico

Por Jornal Sporting
28 Out, 2016

Sporting CP não desfez o nulo no Funchal

A formação leonina empatou, sem golos, na visita à Choupana, numa partida a contar para a 9.ª jornada do Campeonato Nacional. Ao som do batuque dos tambores, no Estádio da Madeira, Nacional e Sporting CP entraram em campo unidos por duas causas: a luta contra o cancro da mama, por isso, todos os jogadores envergaram uma braçadeira cor-de rosa, e a prevenção para o AVC.

Jorge Jesus que operou duas alterações relativamente ao onze inicial da jornada anterior, frente ao Tondela, entrando Lazar Markovic e Bruno César para os lugares de André Filipe e Elias. Sem grandes demoras, até porque o jogo começou tardiamente, a formação verde-e-branca entrou de peito em campo, surgindo logo aos 8 minutos uma oportunidade flagrante para o marcador ser desbloqueado.

Sebastian Coates foi empurrado na grande área e, correctamente, Vasco Santos apontou para a marca de castigo máximo. William Carvalho foi chamado à conversão, mas o guarda-redes Rui Silva levou a melhor sobre o capitão leonino.

Se o ataque dos leões esteve bastante nublado na etapa inicial, a muralha defensiva não cedeu às correntes insulares, muito por culpa de Sebastian Coates que aos 14’ tirou o pão da boca Hamzaoiu, evitando um frente a frente entre Rui Patrício e o avançado argelino.

A meio da primeira parte o nevoeiro assombrou a Choupana e a finalização do Clube de Alvalade: aos 21’, Gelson Martins serpenteou o meio-campo do Nacional e à entrada da área rematou cruzado para uma sensacional intervenção de Rui Silva. Ainda antes da meia hora, os Sportinguistas levaram as mãos à cabeça com a falha inacreditável  de Bas Dost que, após receber um cruzamento açucarado de Bryan Ruiz, desperdiçou à boca da baliza.

Um castigo merecido para uma equipa que pouco fez para merecer tal designação. Um leão desligado da corrente, com pouco rasgo na zona ofensiva e de costas voltadas para o tão desejado golo.  

No início da etapa complementar, a muralha defensiva erguida por Manuel Machado voltou a levar melhor sobre a teia ofensiva arquitectada por Jorge Jesus. Se o guarda-redes alvinegro andava mais descansado, do outro lado da costa o alerta soou e, de que maneira, no porto leonino. Aos 64’, Ricardo Gomes ligou o turbo, ultrapassou Coates e com pouco ângulo para remate quase ia desfeiteando Rui Patrício. Aliás foi por milagre que o guardião de Alvalade não introduziu a bola na baliza, com o esférico ainda a embater na trave.

Na segunda parte Jesus tirou Markovic e Bryan Ruiz para os lugares de Alan Ruiz e Campbell, mas foi Bruno César o homem mais inconformado. Das botas do ‘chuta chuta’  apareceu o maior gatilho às redes do Nacional, alvejando a baliza contrária aos 58’, 74’ e 82’, sendo que o médio brasileiro foi, ainda, derrubado na grande área. O empurrão de Salvador Agra passou em claro ao árbitro do Porto Vasco Santos, erradamente.

Aos 89 minutos soberana ocasião para o Nacional ficar com os três pontos em casa, com Ricardo Gomes a antecipar-se a Rui Patrício, mas o cabo-verdiano a  não conseguir desviar de cabeça para uma baliza deserta.

O Sporting CP somou o terceiro empate consecutivo na Liga e voltou a marcar passo na luta pelo título.