Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

E tudo Bas Dost resolveu

Por Jornal Sporting
22 Dez, 2016

Avançado holandês selou um triunfo suado do Sporting CP em Belém (1-0), já em tempo de descontos (90+3')

"Ansiedade temos nós em vos ver jogar... Só têm que jogar para ganhar". Ainda a bola de jogo estava nas mãos do árbitro Tiago Martins, que se preparava no balneário para o apito inicial no encontro da 15.ª jornada da I Liga, e já os milhares de Sportinguistas que marcaram presença no Restelo tinham dado o pontapé de saída para a partida do Sporting CP frente ao Belenenses. A mensagem era clara: "Sporting acima de tudo", podia ler-se numa de muitas tarjas exibidas nas bancadas.

Uma prova clara de união na navegação verde e branca e um apoio incansável que acabou por ser fundamental para o triunfo suado dos leões em Belém (1-0). Foi o suspeito do costume, leia-se Bas Dost, a dar um pontapé certeiro no nulo que se registava no encontro, já em período de descontos da segunda parte (90+3'). Após uma boa jogada de entendimento no ataque leonino, a bola sobrou na esquerda para Joel Campbell, que cruzou forte ao segundo poste, onde apareceu o avançado leonino a facturar o nono golo na I Liga (em 12 jogos).

Um pontapé certeiro bastante comemorado dentro e fora das quatro linhas (William Carvalho saltou do banco e só parou junto à linha de fundo para festejar com os colegas de equipa). Não era caso para menos, já que três jornadas depois o Sporting regressa às vitórias - a segunda em jogos fora à conta de Bas Dost (Boavista e Belenenses) -, num jogo em que os comandados de Quim Machado estiveram longe de ser uma presa fácil.

Os leões remataram mais (12 remates contra 9 do Belenenses), tiveram mais cantos (13-4), mais posse de bola (58%-42%), mas raramente tiveram sorte no capítulo da finalização. E se na primeira parte assumiram as despesas da partida, no segundo tempo viram os azuis do Restelo arriscar mais no ataque, obrigando-os a um esforço redobrado nas tarefas defensivas. Mais com o coração do que com a cabeça, Dost veio colocar um ponto final nas dores de cabeça que se avizinhavam. Sim, foi um triunfo suado, mas merecido, que até teve direito ao 'perdão' dos Sportinguistas. 

Após o apito final, e já depois de uma 'invasão de campo' pacífica, o Presidente Bruno de Carvalho fez questão de se dirigir às bancadas para agradecer o apoio do 12.º Jogador, sendo ovacionado de pé, por todos, à semelhança da equipa leonina. "Juro ser fiel ao Sporting, até à morte, nos separar. E pelo Sporting, eu sou eterno apaixonado, é contigo que eu quero estar casado, o amor da minha vida (...)", retribuíram, a uma só voz. Bravo!