Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Mais dois do electrizante Dost

Por Jornal Sporting
08 Jan, 2017

Vitória frente ao Feirense (2-1), com Alan Ruiz a mostrar o que de melhor tem para oferecer. À equipa e às bancadas de Alvalade

O Sporting CP venceu esta noite o Feirense com dois golos do holandês Bas Dost (e um de Platiny), ficando agora a dois pontos do 2.º lugar da Liga NOS, elevando o goleador leonino ao estatuto de melhor marcador da competição com 11 golos.

Com Alan Ruiz na posição de n.º 10, o argentino deu azo à liberdade criativa e mostrou o que de melhor pode oferecer à equipa e à família leonina. Não apenas pelo passe de rotura que esteve na origem do segundo golo verde e branco – entre outros idênticos –, mas pela dinâmica que imprimiu à frente de ataque sem retirar o habitual papel de Joel Campbell e de Gelson Martins.

Com desejo de resolver o jogo cedo, o Sporting CP adiantou-se no marcador logo aos cinco minutos, através de uma assistência do costa-riquenho com a camisola n.º 7, mas foi o trabalho de Bruno César – de novo a assumir a função de defesa esquerdo – que deu brilho à jogada. O primeiro, por vezes o mais difícil, estava feito, mas nem por isso os leões baixaram a guarda. Bas Dost (8') serviu Gelson no corredor direito, mas o ângulo de remate já era demasiado apertado e o jovem extremo não conseguiu dar o melhor seguimento à jogada; Adrien Silva (14') voltou a tentar, mas a bola saiu muito cima; surgiu então (17') o tal passe letal de Alan Ruiz, com Bas Dost a bisar.

A combinação na linha ofensiva estava de tal fortma oleada que numa nova tentativa orquestrada por Alan Ruiz (27') a tentar colocar Bas Dost já em fuga, acabou por ser Gelson Martins que aproveita o brinde obrigando Vana Alves a limpar para canto. Alan ainda tentou a sorte (38') para nova defesa apertada do guardião do Feirense.

A 2.ª parte começou, basicamente, com o golo do Feirense. O técnico Nuno Santos, depois de ter começado num 4x2x3x1, acabou por adaptar o sistema às exigência na tentativa de chegar ao golo. Platiny (61'), com assistência de Fabinho, deu nova alma aos fogaceiros. Coates (62') corta, na área, um periogoso contra-ataque adversário, quase no mesmo lugar em que Bruno César (70') também evitou maiores complicações para Beto Pimparel.

Com a entrada de Bryan Ruiz (69'), com mais posse de bola, o Sporting CP voltou a dominar o encontro. Três momentos marcaram o contributo do maestro costa-riquenho camisola n.º 10: no primeiro (76'), é Flávio quem corta para canto; no segundo (79'), é Vana quem salva o remate; o terceiro (83'), começou nos pés de William Carvalho, mas foi Joel Campbell quem lançou o compatriota numa cavalgada até à baliza do Feirense, mas a finalização – tentativa de chapéu – deixou as bancadas ao rubro. Teve ainda outro remate (85'), mas não levou a melhor direcção.

Os leões somam assim a 10.ª vitória na Liga e visitam agora o Desportivo de Chaves na 17.ª jornada, agendada para o dia 14 de Janeiro, regressando a casa apenas a 28 frente ao Paços de Ferreira.