Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leões aceleram a fundo no amarelo

Por Jornal Sporting
25 Fev, 2017

Golos de Bryan Ruiz e Bas Dost permitiram ao Sporting CP carimbar o terceiro triunfo consecutivo na I Liga

25 de Fevereiro. Ou melhor, aquilo a que se chama um verdadeiro #DiaDeSporting. Se preferir, um autêntico dia de leão. Em vários escalões e modalidades. É quase à vontade do freguês. Ora atente nos registos vencedores deste sábado: iniciados (2-0 ao Belenenses), juniores (1-0 ao Rio Ave), futsal (5-2 ao Modicus), andebol (40-23 ao ISMAI), futebol feminino (1-0 ao Braga) e, agora ao final do dia, foi a vez da equipa principal masculina carimbar com chave de ouro a estatística, na Amoreira.

Dois golos sem resposta no Estádio António Coimbra da Mota permitiram ao Sporting CP somar a quarta vitória consecutiva sobre o Estoril (não perde há seis partidas) e o terceiro triunfo seguido na I Liga (a melhor série nos últimos 16 jogos). A história do encontro é fácil de se contar. E envolve um dos suspeitos do costume. Sim, Bas Dost, claro. Corria o minuto 86’ quando o ‘holandês voador’ voltou a erguer o punho (cerrado) em direcção aos Sportinguistas. Desta vez, após um penálti exemplarmente cobrado – o 18.º remate certeiro em 20 jogos no campeonato.

No regresso ao meio-campo verde e branco, para o reatar do duelo com os canarinhos, Dost não conseguiu evitar o sorriso. De orelha a orelha, diga-se. Não era caso para menos. Milhares de Sportinguistas gritavam a plenos pulmões o seu nome, numa atmosfera a fazer lembrar Alvalade – a mesma, mais coisa menos coisa, que a que se viveu esta tarde quando a equipa de futebol feminino, orientada por Nuno Cristóvão, deu um pulo de gigante nas contas do título ou bater o Braga, maior rival na Liga.

Voltando aos relvados da Amoreira, o goleador leonino apenas complementou aquilo que Bryan Ruiz, ainda no primeiro tempo, já havia dado início. Corria o minuto 22: Alan Ruiz conseguiu romper pela direita, cruzou para o interior da área do Estoril, Schelotto falhou o remate e o costa-riquenho, esquecido ao segundo poste, só teve de encostar para o fundo das redes, abrindo as hostilidades (2.ª vez que inscreve o seu nome na lista dos marcadores em 22 jogos). No fundo, e tendo em conta o equilíbrio registado ao longo dos 90 minutos, tratam-se de dois golos matreiros de um leão que aprendeu a jogar com as adversidades e que, aos poucos, faz da eficácia a sua melhor garra (arma).

Por último, e já com os três pontos no bolso, de salientar o factor 'casa' dos comandados de Jorge Jesus. Pode parecer uma afirmação estranha, tendo em conta que a partida teve lugar no Estoril, mas é que o Sporting CP joga mesmo em casa, seja onde for. Se hoje estiveram mais de 5.000 adeptos nas bancadas, a maioria ostentava com orgulho o símbolo do leão rampante ao peito. Ah, e as gargantas afinadas. Que festival e, sobretudo, que apoio brutal! Apenas mais um, entre tantos outros pelo país fora. Algo que poderá sentir ao vivo e a cores, se assim o desejar, já no próximo fim-de-semana (domingo, 20h15), na recepção ao Vitória de Guimarães.