Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

O que é Nacional não tem sido bom, mas está melhor

Por Jornal Sporting
17 Mar, 2017

Com a chegada de Jokanovic, só no Dragão o Nacional deixou má imagem

Não será exagerado considerar-se o Nacional uma das maiores decepções desta temporada de 2016/17. O conjunto insular tem-se pautado por campeonatos tranquilos em que, nas suas melhores fases, chegam mesmo a sonhar com as competições europeias, e aquilo que se tem verificado na presente época está longe de corresponder a essas expectativas. Abaixo da linha de água – o Nacional é 17.º classificado, apenas à frente do Tondela, com 17 pontos (três vitórias, oito empates e 14 derrotas) –, a equipa agora orientada por Jokanovic tem conseguido tornar-se mais competitiva, ainda que continue a faltar o sabor da vitória. Nos últimos sete jogos do novo treinador, a equipa madeirense empatou por cinco ocasiões, perdendo apenas duas vezes. Em termos comparativos, e até para se entender a melhoria no próximo adversário leonino, nos últimos sete jogos com a liderança de Manuel Machado, o Nacional venceu uma vez, mas perdeu por seis ocasiões.

A chegada de alguns jogadores no mercado de Inverno (Adriano Facchini, Filipe Gonçalves, Zequinha e Aristeguieta são exemplos disso, e têm sido aposta de Jokanovic) revitalizou a equipa, que apesar do progresso apresentado, caiu com estrondo no Estádio do Dragão, de onde saiu derrotada por 7-0. Essa noite foi, no entanto, uma antítese das bases por que se tem pautado a equipa de Jokanovic, agora mais sólida defensivamente: nos últimos 10 encontros, a equipa não sofreu golos por três ocaisões e em quatro delas sofreu apenas um. Ainda assim, o Nacional continua a ser das piores defesas da Liga NOS, apresentando o segundo pior registo de golos sofridos e sendo a equipa que mais golos concedeu de bola corrida (29). A acrescentar a este dado negativo há ainda a pouca capacidade da equipa em facturar de bola parada, sendo também o colectivo que menos rendimento tem apresentado nesse particular, marcando apenas por três vezes nesses momentos do jogo.

Pelo contrário, o Nacional destaca-se por ser a sexta equipa que mais remata na competição doméstica, fazendo em média 12,1 remates por jogo (em termos comparativos, o Sporting faz pouco mais: 12,7), ainda que só 3,2 acertem no alvo. Essa discrepância explica-se pelo facto de os insulares serem no principal escalão do futebol português aqueles que mais rematam de fora da área, onde a distância é maior e a probabilidade de êxito é menor. 

Analisados os pontos fortes e fracos do conjunto de Jokanovic, e olhando para o registo das duas equipas nas partidas disputadas em Alvalade para o Campeonato Nacional – só por uma vez, em 2005, os madeirenses saíram com os três pontos da casa dos leões, quando venceram por 4-2 –, o favoritismo leonino é claro, até a avaliar pelo crescimento que a equipa verde e branca tem apresentado em termos de resultados, tendo quatro vitórias nas últimas cinco partidas. 

O treinador sérvio de 48 anos que assumiu o comando dos insulares é já um homem da casa no Nacional: depois de ter terminado a carreira de jogador na Madeira, começou a de treinador a orientar os juniores e integrou o departamento de observação do clube, tendo tido duas passagens pelo comando da equipa principal, à qual voltou agora 

O experiente guarda-redes de 34 anos que se popularizou pelos quatro anos no Gil Vicente voltou neste Inverno ao futebol português. Desde então, em sete jogos concedeu 13 golos, mas sem contabilizar os sete frente ao FC Porto, nos outros sofreu somente seis golos. É uma das razões pela estabilização da defesa e poderá ser um dos mais duros ossos que os leões terão roer