Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

São três doses de choco frito para a mesa cinco, se faz favor...

Por Jornal Sporting
14 Abr, 2017

Gelson Martins, William Carvalho e Bas Dost cozinharam a vitória do Sporting CP em Setúbal (3-0)

... à moda do leão, claro. As tradições são para se levar a sério, ainda para mais quando envolvem deslocações a Setúbal - até parecia mal não provar o prato típico. Mas calma, caro leitor, já lá vamos. Antes, importa contextualizar. O menu parecia saboroso, mas não muito barato, logo à partida de Lisboa: o Vitória, equipa local, orgulhava-se de não ter perdido nenhum dos dois jogos no campeonato frente a Benfica e FC Porto. Avisados para a possibilidade de a refeição, leia-se jogo, poder vir a ter um sabor amargo, o mister Jorge Jesus deu a receita logo no balneário, a equipa verde e branca meteu as mãos na massa... et voilàààà! Gelson Martins, William Carvalho e Bas Dost, os mestres da culinária, acabaram por cozinhar três doses de choco frito (3-0), servidas na mesa cinco do Bonfim. Sim, o número cinco não é ao 'calhas'. Simboliza o registo de vitórias consecutivas do Sporting CP no campeonato. Ou seja, respira-se saúde em Alvalade. O melhor momento de forma da época assim o diz - ingredientes a ter em conta em vésperas de dérbi.

Introdução feita, passamos a bola para o relvado. A segunda goleada seguida dos comandados de Jorge Jesus (4-0 ao Boavista e 3-0 aos sadinos) - algo que não acontecia desde Novembro -, obrigou a muito suor nos primeiros instantes da partida. Os pupilos de José Couceiro, que se apoiaram na 'genica' de Amaral e na classe técnica de João Carvalho, deram algumas dores de cabeça à defensiva leonina nos primeiros instantes da partida. Marvin, que estava 'à bica' para o próximo duelo com o Benfica, foi alvo de grande parte da atenção do conjunto da casa - não conseguiu evitar o cartão amarelo (31') e é uma carta fora do baralho contra os encarnados.

Apesar da pressão inicial, com o passar do tempo tudo mudou. O Sporting CP subiu no terreno e começou a explorar a frente de ataque. Numa dessas iniciativas, Bruno César ganhou a linha e tirou o cruzamento para a área contrária. A bola passou por Varela, o guardião do Vitória, e aninhou-se nos pés de Fábio Cardoso, que ficou sem saber o que fazer. O mesmo não se pode dizer de Gelson Martins, que lhe chamou um 'figo' e, sem pedir 'com licença', inaugurou o marcador (20') - 10.º encontro consecutivo a marcar para a formação verde e branca. Festa nas bancadas do Bonfim. Para os Sportinguistas, claro. Celebrações que poderiam ter sido maiores logo a seguir (23'), mas o árbitro João Pinheiro entendeu que o camisola 77 dos leões foi carregado em falta fora da área. No banco de suplentes leonino pediu-se grande penalidade, mas sem sucesso. Até ao intervalo, a estratégia passou por continuar a explorar os corredores, através das 'pilhas' de Gelson e Bruno César, mas o marcador não sofreu mais alterações.

Esperava-se uma resposta sadina no segundo tempo, o que não veio a acontecer. Em sentido inverso, Jorge Jesus deve ter ficado contente com aqueles que viriam a ser 15 minutos à Sporting CP. O nível de jogo produzido pela sua equipa aumentou, e de que maneira. Com maior dinâmica a meio-campo, foi com naturalidade que William Carvalho aumentou a contagem aos 55'. Mas atenção: de cabeça. O internacional português aproveitou um canto de Bruno César para subir ao segundo andar, entre os dois centrais contrários, e fuzilou Varela (segundo golo esta temporada e o 10.º com a listada verde e branca).

Seis minutos depois, Alan Ruiz também quis aparecer na fotografia dos melhores momentos do jogo e sacou da cartola uma trivela de génio para Bas Dost... 'Na na na na BAS DOST' (cante ao ritmo de Thunderstruck' dos AC/DC). Sim, marcou. Ou seja: uma sexta-feira aborrecida na vida do holandês. São já 28 golos em 26 jogos (Messi que se cuide). Números que impressionam ainda mais se tiver em conta que Dost já tem mais remates certeiros do que do que mais de metade das equipas da I Liga. Dez, no total: Boavista (27), V. Setúbal (27), Paços de Ferreira (26), Arouca (26), Feirense (25), Estoril (25), Moreirense (24), Belenenses (22), Nacional (19) e Tondela (19).

Com o 3-0 no bolso, o Sporting CP arrumou a 'viola' no bolso e baixou o ritmo de jogo. O assunto estava resolvido - o apito final apenas o confirmou um pouco mais tarde. Resultado à parte, que crescido está este leão.

Nota: Milhares de Sportinguistas pintaram Setúbal, esta tarde/noite, de verde e branco. Que ambiente fantástico, proporcionado por um amor a uma só voz. É graças aos Sócios e adeptos do Clube que chegamos à conclusão que: o Sporting CP é capaz de ser a única equipa que visita um estádio adversário e consegue jogar sempre em casa. Bravo, leões!