Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Multidão na inauguração da estátua de Rui Patrício em Leiria

Por Jornal Sporting
22 maio, 2017

A rotunda do Estádio foi o local escolhido para receber a estátua do guarda-redes leonino

A data de 22 de Maio de 2017 (segunda-feira) não mais irá ser esquecida por Rui Patrício e por toda a comunidade leiriense. Na ocasião em que se celebra o Dia do Município, a cidade viu nascer a estátua em homenagem a uma das maiores personalidades conterrâneas. O momento imortalizado foi a defesa do guarda-redes do Sporting CP e da Selecção Nacional na final do Euro 2017, em Paris, aquando o remate de Griezmann. Os seis metros de altura e as cerca de quatro toneladas em bronze revelaram-se o centro das atenções de um sítio demasiado pequeno para acolher tamanha multidão. 

Mas há uma história antes da obra. Carlos Matos, empresário português de 65 anos e emigrante francês prometeu o seguinte durante a final entre França e Portugal: “Se o Rui não sofrer nenhum golo, ainda lhe faço uma estátua”. Bem dito, bem feito. A aposta virou realidade. Perante o mar de gente que fez questão de assistir ao ‘levantar do pano’, o guardião verde e branco deixou uma mensagem de orgulho nas suas origens. “Quando entro em campo, Leiria também entra comigo. Represento a minha cidade, por isso tento fazê-lo da melhor forma. Esta estátua também é vossa. Estou muito feliz”, vincou, sob uma onda de aplausos. Antes de terminar, o jogador que começou a carreira no Sport Clube Leiria e Marrazes não ignorou as inúmeras crianças que gritaram pelo seu nome repetidas vezes. “Quero que isto sirva de exemplo para os jovens que pretendem chegar ao topo em qualquer que seja a área. Lutem sempre pelos vossos sonhos. Vale a pena, apesar de neste momento estar a tremer”, brincou.

Muitas foram as personalidades que acompanhar Rui Patrício. Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Quintela, membro do Conselho Directivo, Nélson Pereira, treinador de guarda-redes, Frederico Varandas, responsável pelo departamento médico do futebol, Paulo Bento, ex-treinador do internacional português, João Pinto, em representação da Federação Portuguesa de Futebol e Aurélio Pereira, responsável máximo pelo recrutamento da Academia leonina foram alguns dos nomes sonantes que fizeram questão de felicitar o melhor guardião do Europeu em França.