Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Desfecho injusto contra os franceses supersónicos

Por Jornal Sporting
18 Jul, 2017

A derrota por 2-1 frente ao Marselha não espelhou o jogo do Sporting CP, principalmente na segunda parte

Sari Youssouf e N’Jie Clinton, onde é que vocês vão com essa pressa toda? O avançado e o extremo do Marselha, respectivamente, nem ouviram. Os jornalistas ainda estavam à procura do placard electrónico do estádio Camille Fournier quando N’Jie arrancou à velocidade da luz para o primeiro golo dos franceses. “Quantos minutos, pessoal?”. Parece mentira não existir um relógio em Evian, cidade francesa que faz fronteira com a Suíça. Logo ali, junto à capital do relógio. “Dois minutos”, ouviu-se na tribuna de impressa. Perante este início de partida, o Sporting CP pôs-se a correr atrás do resultado desde muito cedo. O problema é que ‘os outros’ eram supersónicos. Estava lá Pedro Silva para negar o 2-0 a Sari, justificando imediatamente a primeira titularidade oferecida por Jorge Jesus – fantástica estirada do jovem guarda-redes ‘para a fotografia’. Junto ao banco de suplentes, o técnico verde e branco aplaudiu Piccini depois de um bom desarme sobre uma das 'flechas' adversárias já referidas (desta feita, foi Clinton a tentar fugir), embalando o lateral-direito para a melhor exibição com o símbolo dos leões ao peito. Atrevido no ataque, inteligente na defesa. Finalmente, a meio da primeira parte, Alan Ruiz fez os Sportinguistas levantarem-se da cadeira com um remate digno de registo. Mas melhor do que a execução foi mesmo a jogada de envolvimento pelo corredor esquerdo protagonizada por Bruno César e o seu novo vizinho, Fábio Coentrão. Estávamos a assistir ao jogo do gato e do rato, leia-se Sporting CP e Marselha. De um lado, uma equipa com a estratégia bem montada, traçada para privilegiar a construção. Do outro, um adversário que teve na velocidade a sua maior mais-valia, procurando inúmeras vezes as costas do sector leonino mais recuado (infelizmente, já sabemos de que o Jerry conseguia quase sempre fugir ao Tom).

Pediam-se leões com poder de explosão para atacarem a etapa complementar. Eles vieram: Matheus Pereira e Podence entraram para os lugares de Bruno César e Alan Ruiz. Dizer, também, que Mattheus Oliveira foi um upgrade comparativamente a Petrovic. Não por ter faltado qualidade ao sérvio, mas porque o brasileiro empurrou os colegas para a área do opositor. Numa altura em que se via o Sporting CP a carburar de forma mais solta, o Marselha chegou ao segundo golo por intermédio de N’Jie (52’) – ficou na retina a assistência milimétrica de Dimitri Payet, com a bola a rolar à flor do relvado. De forma a provar que o festejo tinha sido pouco justo, os verdes e brancos carregaram no acelerador, tendo Podence ganho uma grande penalidade. ‘Eu já sei fazer isto’, pensou Doumbia quando partiu para a marca do castigo máximo. E fê-lo de novo: segundo golo do avançado costa-marfinense ao serviço do Clube (71’), mesmo perante a enorme assobiadela dos adeptos contrários, em maioria no encontro desta tarde/noite. Ele quis tomar-lhe o gosto e a relva que o diga, já que 'sofreu' alguns murros depois de o reforço leonino ter tropeçado no instante em que se preparava para voltar a bater Mandanda. Merecia melhor sorte. Sorte, essa, nem para Doumbia, nem para o Sporting CP, invariavelmente mais perigoso na segunda parte, muito por culpa dos ‘miúdos’ da Academia (Matheus e Podence), suficientes para deixar os franceses de olhos em bico. Aliás, foi dos pés desses meninos que surgiu a melhor jogada do desafio num ‘toma cá dá lá’ até ‘às barbas’ de Mandanda. Pena o remate de Matheus ter saído à figura do guardião. Em cima do apito final, o filho de Bebeto quis marcar um golo à imagem do pai, mas Mattheus Oliveira mediu mal o pontapé acrobático com que respondeu ao cruzamento de Podence.

Nota de rodapé: valeu-lhe mesmo serem supersónicos e terem Luiz Gustavo a equilibrar o meio-campo, pois no futebol organizado foi o Sporting a ganhar a corrida.