Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leões seguem caminho rumo ao Jamor

Por Jornal Sporting
16 Nov, 2017

Equipa verde e branca derrotou o Famalicão (2-0) com golos de Coates e de Bas Dost, ambos na segunda-parte

O Sporting CP bateu nesta quinta-feira à noite, no Estádio José Alvalade, o Famalicão por 2-0, seguindo em frente na Taça de Portugal. Os golos surgiram apenas no segundo tempo, e ambos de cabeça, após passes de Bruno Fernandes.

À partida para este encontro, a figura incontornável do Famalicão era Rui Costa: avançado de 21 anos emprestado pelo Portimonense que contabiliza 10 golos em 12 jogos, seis deles nos últimos três jogos. Logo no segundo minuto de jogo, o jovem ponta-de-lança demonstrou o porquê dos bons números, com uma boa jogada individual que obrigou Rui Patrício a uma boa intervenção. Dez minutos mais tarde, a senda do azar manteve-se, com Jorge Jesus a ser obrigado a mexer por lesão de Jonathan Silva, sendo este substituído por Gelson Martins.

Daí para a frente, com o extremo a entrar bem e o colectivo leonino a crescer na partida, só deu Sporting CP. Aos 19’, o primeiro lance de perigo, numa combinação entre Gelson e Podence, com o primeiro a rematar ao lado; aos 25’, novamente Podence na criação de mais um bom lance, que terminou com Bas Dost a rematar para defesa de Gabriel; aos 29’, numa jogada de insistência, foi de novo Gelson quem rematou ao lado. O momento de maior perigo da primeira-parte estaria no entanto guardado para os 31’, quando Bruno César rematou de muito longe e acertou com estrondo no poste.

Até ao intervalo, Podence, o mais irreverente, incomodou a baliza famalicense por duas vezes: na primeira, com uma boa arrancada e um remate por cima, e na segunda a desequilibrar pela direita e a servir Bas Dost, mas sem sucesso mais uma vez. No regresso dos balneários, o filme pareceu ser o mesmo, com o pequeno avançado a ganhar espaço dentro da área e a rematar cruzado, mas sem ninguém a surgir no segundo poste para encostar.

Com menor fulgor ofensivo, a equipa leonina viu o Famalicão mostrar que não veio a Alvalade marcar presença e ameaçar, com um bom remate de longe, mas o golo chegaria mesmo para o conjunto visitado. Já depois de Podence rematar em boa posição, foi aos 65’ que um canto batido por Bruno Fernandes assistiu Coates para o primeiro. Em desvantagem, a equipa orientada por Eduardo Mendez arriscou mais, sempre guiada pela qualidade de Rui Costa. Aos 67’, boa transição ofensiva, mas com defesa fácil de Rui Patrício a negar o empate; aos 72’, cabeceamento dentro da grande área e, aí sim, o capitão dos leões a brilhar e a evitar o empate.

Perante a ineficácia famalicense – ou, talvez seja mais justo, a qualidade de Rui Patrício – seria o Sporting CP a marcar e a matar o jogo. Depois de rematar desviado à barra, Bruno Fernandes voltou a assistir um gigante, agora Bas Dost, que também de cabeça fez o 2-0 e desfez as dúvidas. Até final, o Famalicão não desistiu, conquistou mesmo uma grande penalidade, mas em duelo entre dois jogadores que rubricaram uma belíssima exibição, o guarda-redes verde e branco saiu por cima ao defender o remate de Rui Costa. Contas feitas, a tradição ainda é o que era e, no 21.º embate, o Sporting CP continua sem perder frente a este adversário, sendo já a 9.ª vez que segue em frente na Taça de Portugal contra o Famalicão.