Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Duas 'passas do Algarve' e vista privilegiada para o 'réveillon'

Por Jornal Sporting
17 Dez, 2017

Golos de Bruno Fernandes e Bas Dost frente ao Portimonense permitem ao Sporting CP passar o ano na liderança do campeonato

Ao somar este domingo a sexta vitória consecutiva em provas nacionais frente ao Portimonense (2-0), igualando o melhor registo da temporada, o Sporting CP não só garantiu que irá assistir ao réveillon na primeira fila (leia-se na liderança), como ainda alcançou uma pontuação histórica. É que desde a época 1990/91 que os leões não tinham tantos pontos amealhados à 15.ª jornada: 39, no total, sendo este também o melhor registo de Jorge Jesus de leão ao peito nesta fase do campeonato. O segredo para o sucesso? Segurança na defesa e criatividade no ataque. Uma fórmula de sucesso, que o digam os algarvios...

A jogar em Alvalade, cedo a formação leonina puxou dos galões. O primeiro sinal de perigo foi dado logo aos 3', quando Podence, lançado em profundidade nas costas da defesa do Portimonense, 'matou' a bola no peito e rematou contra o corpo do guardião Ricardo Ferreira. Com uma pressão 'sufocante' a toda a linha e muita rapidez na saída para o ataque, após a recuperação da posse, os comandados de Jorge Jesus não deram espaço ao adversário que, habitualmente, gosta de ter a 'redondinha' no pé e circular o seu jogo.

Nesse sentido, foi com naturalidade que Bruno Fernandes chegou ao golo à passagem do minuto 9': em zona frontal, Podence (titular pela terceira vez consecutiva) fez um compasso de espera, levantou a cabeça e, com um passe milimétrico, isolou o camisola 8 leonino, que não falhou na cara do guarda-redes contrário - com oito golos em 24 jogos pelo Sporting CP, o internacional leonino já soma tantos remates certeiros quantos os que havia apontado nas últimas duas épocas pela Sampdória e Udinese (68 jogos).

Sem tirar o pé do acelerador, talvez por causa do frio que se fez sentir em Alvalade, Podence e Gelson Martins (duas setas à solta) iam fazendo a cabeça em água dos defesas algarvios. A única vez em que os pupilos de Vítor Oliveira se conseguiram 'desamarrar' do domínio verde e branco foi aos 34', altura em que Lumor desmarcou Shoya Nakajima, mas o japonês, que até picou a bola por cima de Rui Patrício, não acertou no alvo.

A resposta leonina não tardou: primeiro foi Piccini a rematar ao lado de pé esquerdo (40') e logo depois Bas Dost, que viu Lucas Possignolo evitar o segundo da partida em cima da linha de golo, já que o avançado holandês conseguiu rematar fora do alcance de Ricardo Ferreira. Por isso, a vantagem mínima ao intervalo parecia curta tal o caudal ofensivo do Sporting.

Se as coisas já estava difíceis para o Portimonense, que realizou uma primeira parte muito pobre, pior ficaram no segundo tempo, quando Hackman foi expulso (duplo amarelo) aos 55' e deixou a sua equipa em inferioridade numérica. Apostados em resolver de uma vez a questão, os leões deram o golpe final por intermédio do inevitável Bas Dost (60'), a corresponder da melhor maneira a uma assistência de Bruno Fernandes (já leva sete passes para golo).

Confortáveis com a vantagem, e tendo a partida dominada, os comandados de Jorge Jesus optaram por baixar o ritmo nos últimos minutos, o que permitiu ao Portimonense lançar alguns contra-ataques, embora sem resultados práticos. O apito final selou o novo triunfo do Sporting, que vai entrar em 2018 na liderança da tabela classificativa.