Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Bruno Fernandes e Podence apresentam livro

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2018

Livro “A Finta de uma Vida”, de Diogo Melo, levou os jogadores leoninos à FNAC do Vasco da Gama e os adeptos não desperdiçaram a oportunidade

A autobiografia relata a história de vida de um jovem rapaz, na pessoa do autor Diogo Melo, que largou tudo em busca do sonho de ser futebolista, mas que acabou por não ser bem sucedido. O autor convidou Daniel Podence, com o qual partilhou balneário na formação do Sporting CP, e Bruno Fernandes para transmitirem aos presentes aquilo que os levou a atingir o sucesso profissional no futebol.

Os jogadores leoninos começaram por apontar alguns factores determinantes para chegarem ao actual patamar. "A perseverança e a vontade foram motivos para chegar onde estou hoje, enquanto outros ficam pelo caminho porque não aguentam ouvir um não e desistem à primeira", começou por contar Daniel Podence. Quanto a Bruno Fernandes, deu o exemplo da sua ida para Itália como um passo fundamental no crescimento. "O futebol trouxe-me algumas dificuldades, mas mais alegrias. Tive que estar longe da família e cresci como pessoa, jogador, irmão, filho….", reconhece o preponderante médio do Sporting CP.

Depois de atingir o sucesso, conseguir o equilíbrio emocional para se manter no auge é outro de desafio que se coloca, como também foi abordado. "É difícil gerir essa situação, mas tenho muitos amigos que o futebol me deu, e também o meu pai, que me sabem criticar de uma maneira positiva. Sempre tive uma família tranquila e hoje em dia já sou pai, o que me ajuda a controlar melhor", sublinha Bruno Fernandes.

Por fim, os jogadores deixaram alguns conselhos aos mais jovens e falaram no papel importante a assumir pelos pais. "Por vezes fazem alguma pressão, apesar de só quererem o bem dos filhos, e o livro ensina os pais a terem calma na maneira como falam e abordam os assuntos", alertou Podence. "O sonho tem de ser dos filhos e não dos pais", rematou Bruno Fernandes. No final do evento ainda houve oportunidade para uma sessão de autógrafos com os presentes, onde os adeptos tiveram a oportunidade de conviver com os jogadores, com o ex-árbitro internacional Duarte Gomes a ter feito parte também da mesa de convidados do autor.