Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Vitória no bolso e notas positivas no exame suíço

Por Jornal Sporting
16 Jul, 2018

Sporting CP despediu-se da Suíça com uma vitória construída nos 45 minutos iniciais

No adeus à Suíça, o Sporting CP venceu o Sport Lausanne (4-1) e confirmou as indicações positivas que tinha deixado nos encontros anteriores. Os leões construíram o resultado na primeira parte e José Peseiro utilizou a etapa complementar para testar jogadores e sistemas alternativos - durante alguns minutos, Montero e Castaignos fizeram dupla na frente.

Como foi hábito ao longo do estágio, a turma verde e branca entrou a todo o gás e inaugurou o marcador logo aos dois minutos. Castaignos foi o autor do golo, a passe de Matheus Pereira, mas também participou na criação, contribuindo com um toque de calcanhar. Face à superior qualidade do Sporting CP em relação ao adversário do terceiro escalão, o domínio durante a primeira parte foi uma consequência natural. O segundo golo não demorou muito a aparecer e, se houvesse espectadores em Nyon, todos se teriam levantado para aplaudir a obra de arte de Francisco Geraldes - ainda fora da área, fez um chapéu a um adversário e rematou de pé esquerdo. O jovem português ia combinando com Matheus no corredor central, Jovane acelerava pela esquerda e Bruno Gaspar acrescentava profundidade à direita. Foi precisamente de uma incursão do lateral que nasceu o terceiro golo, assinado por Mattheus Oliveira, em estreia nesta pré-temporada. 


Além de criarem bastantes ocasiões, os leões iam demonstrando uma eficácia assinalável na finalização. Ainda no primeiro tempo, Francisco Geraldes lançou Jovane Cabral e a pérola verde e branca não perdoou na cara do guarda-redes. Um golo made in Alcochete. Do outro lado, o Sport Lausanne pouco ameaçou Luís Maximiano, mas surpreendeu, de canto, e reduziu para 4-1 à beira do intervalo. 

A segunda parte teve menos motivos de interesse. José Peseiro trocou dez jogadores, deixando apenas Castaignos em campo. O Sporting CP voltou ao relvado em 4-4-2, com Montero junto ao holandês, deixando o 4-2-3-1 com que começou o encontro. Raphinha foi o elemento mais activo no ataque do Sporting CP, tendo várias ocasiões para deixar a sua marca no jogo. Com a saída de Castaignos e a entrada de Bruno César (também com os primeiros minutos do estágio), os leões voltaram a jogar apenas com um avançado. Lumor pisou várias zonas do terreno, tanto à frente de Jefferson como de Piccini. Sem grandes ocasiões de golo, o jogo arrastou-se para o final e a turma de Alvalade somou mais uma vitória, a segunda neste estágio. Nani, que chegou apenas a meio, e Carlos Mané, ainda a recuperar as condições físicas ideais, foram os únicos não utilizados por José Peseiro, que regressa amanhã a Portugal com ideias mais claras em relação ao plantel com que pode contar.