Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Šporar: "Espero atingir grandes coisas"

Por Sporting CP
23 Jan, 2020

Internacional esloveno assinou por cinco épocas desportivas

Andraž Šporar é reforço do Sporting Clube de Portugal. O ponta-de-lança chegou a Lisboa na terça-feira à noite, fez exames médicos na CUF de Alvalade e entretanto assinou contrato com o Clube de Alvalade por cinco épocas desportivas.

Šporar, que se fez acompanhar pelo pai Miha Šporar, já conheceu “os cantos à casa” e, aos órgãos de comunicação do Clube, deu as primeiras palavras como jogador verde e branco. “Estou muito contente por assinar contrato com o Sporting Clube de Portugal. Espero que juntos consigamos atingir grandes coisas”, começou por dizer, atirando em português: “Eu sou Leão”.

O internacional esloveno, de 25 anos, proveniente do ŠK Slovan Bratislava, ficou com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

Nascido em 1994, Andraž é filho de Miha Šporar, antigo futebolista que realizou centenas de jogos na Liga Eslovena ao serviço de vários clubes diferentes entre o início dos anos 90 e o final da primeira década do actual milénio. Andraž ainda era júnior quando já brilhava no segundo escalão do futebol esloveno ao serviço do NK Interblock, o que fez com que o NK Olimpija Ljubljana, um dos principais emblemas do país, o contratasse em 2012.

No NK Olimpija Ljubljana, Andraž Šporar tornou-se a principal referência ofensiva da equipa, tendo atingido um grande nível na temporada 2015/2016. Na primeira metade da época, o avançado marcou 17 golos em apenas 18 partidas para o campeonato, o que fez com que o FC Basel o contratasse no mercado de Inverno. Contudo, uma lesão fez com que Andraž Šporar realizasse apenas uma partida até ao final dessa temporada. Já recuperado, jogou pelo FC Basel em 2016/2017, época que ficou marcada pela estreia ao serviço da selecção nacional da Eslovénia (frente a Malta em Novembro de 2016).

Passou a primeira metade de 2017/2018 emprestado pelos helvéticos ao DSC Arminia Bielefeld, da Segunda Liga da Alemanha, e voltou a mudar de ares em Janeiro, reforçando definitivamente o ŠK Slovan Bratislava, da Eslováquia.

Esta mudança veio a revelar-se bastante benéfica para a carreira de Andraž Šporar. Em 2018/2019, o jogador explodiu e terminou a época com a fantástica marca de 34 golos em 36 jogos entre Liga Eslovena e qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. A forma não baixou em 2019/2020, com Andraž Šporar a levar já 20 golos nos 26 jogos realizados. O novo Leão facturou mesmo em cinco competições diferentes: Liga Eslovaca (12 golos, melhor marcador), Liga Europa (cinco golos, segundo melhor marcador), qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões (um golo), qualificação para a fase de grupos da Liga Europa (um golo) e Taça da Eslováquia (um golo).