Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Pedro Zenkl

Triunfo curto, mas justo

Por Sporting CP
10 Jul, 2020

Sporting CP bate CD Santa Clara por 1-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e derrotou o CD Santa Clara por 1-0 na 31.ª jornada da Liga NOS. Apesar da vantagem mínima, a turma de Alvalade foi a melhor durante todo o desafio e acabou por conquistar os três pontos com um golo de Jovane Cabral na segunda parte.

Desde o primeiro minuto que apenas uma equipa fez um esforço real para se colocar em vantagem. O Sporting CP, que contou com Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Idrissa Doumbia e Wendel como novidades no onze inicial, teve logo o primeiro momento de perigo aos cinco minutos por intermédio de Stefan Ristovski, mas o lance seria anulado por fora-de-jogo.

Cerca de dez minutos depois, a primeira ocasião de golo para os Leões: livre batido por Jovane Cabral e Andraž Šporar, em excelente posição, atirou por cima. O ponta-de-lança acertou mal na bola e não conseguiu o cabeceamento certeiro. Pouco depois, nova chance para o Sporting CP, desta feita com Jovane Cabral a finalizar após assistência de Nuno Mendes. O remate, contudo, saiu ao lado, ainda que por uma margem curta.

O conjunto de Rúben Amorim estava claramente por cima da partida perante um CD Santa Clara fechado no seu meio-campo e à espera de uma oportunidade para sair em rápido para o contra-ataque, mas a situação estava controlada pelo Sporting CP, que voltou a assustar a formação dos Açores aos 23 minutos, quando Gonzalo Plata rematou ao lado - mas a bola ainda tocou num adversário.

No pontapé de canto que se seguiu, o Sporting CP marcou mesmo golo, com Idrissa Doumbia a finalizar com sucesso na recarga a uma primeira tentativa de Sebastián Coates. Ainda assim, o árbitro António Nobre decidiu invalidar o 1-0 numa decisão bastante duvidosa.

Até ao intervalo, destaque para uma boa oportunidade para cada conjunto. De livre directo, à meia hora de jogo, Jovane Cabral não ficou nada longe de voltar a facturar e em cima do intervalo foi a vez de Thiago Santana, de cabeça, ameaçar Luís Maximiano naquele que foi o único lance validado em que o CD Santa Clara - que chegou a ter um golo bem anulado por fora-de-jogo - criou perigo.

O Sporting CP entrou para a segunda metade a todo o gás e com Jovane Cabral em grande destaque. Nos ataques iniciais, o extremo teve bons momentos que não terminaram em golo, mas essa tendência foi alterada aos 67 minutos. Wendel foi o autor de cruzamento milimétrico e perfeito para o segundo poste, onde Jovane Cabral, com o pé esquerdo, finalizou com enorme qualidade. O remate não deu hipóteses ao guarda-redes e só terminou no fundo da baliza do CD Santa Clara.

O domínio verde e branco continuou bem vincado mesmo depois do 1-0 e Jovane Cabral teve nos pés mais duas ocasiões de golo. Primeiro, aos 71 minutos, o camisola 77 foi servido por Nuno Mendes mas, quando tentou o golo, um defesa cortou para canto. Logo a seguir, nesse mesmo pontapé a partir do quarto de círculo, Acuña colocou a bola em Jovane Cabral, que voltou a ficar a centímetros de bisar.

Rúben Amorim fez três alterações no último quarto de hora e, com tranquilidade, o Sporting CP não teve problemas em manter a vantagem e conseguir a vitória perante um CD Santa Clara que não mais fez do que tentar sair de Alvalade com um ponto. Essa missão, no entanto, não foi conseguida devido à larga superioridade dos Leões que, na próxima jornada, visitam o FC Porto.

Sporting CP: Luís Maximiano (GR), Eduardo Quaresma, Sebastián Coates (C), Marcos Acuña (Cristián Borja, 84’), Stefan Ristovski, Nuno Mendes, Idrissa Doumbia (Matheus Nunes, 77’), Wendel, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Andraž Šporar (Tiago Tomás, 77’).