Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desaire na Madeira

Por Sporting CP
11 Jan, 2021

Leões surpreendidos pelo CS Marítimo na Taça de Portugal

A equipa principal do Sporting CP está fora da Taça de Portugal depois de ter sido derrotada, esta segunda-feira, por 2-0 diante CS Marítimo, em jogo referente aos oitavos-de-final da prova.

Em permanência na Madeira desde o triunfo contra o CD Nacional, a equipa liderada por Rúben Amorim entrou em campo com seis alterações no onze inicial. Na baliza, Luís Maximiano foi chamado à titularidade, assim como Cristián Borja, Matheus Nunes, Bruno Tabata, Gonzalo Plata e o avançado Tiago Tomás.

Apesar de os maritimistas terem apresentado desde os momentos iniciais as linhas subidas numa clara tentativa de dificultar a construção de jogo verde e branca, o Sporting CP conseguiu contrariar bem a estratégia do adversário e ficou perto do golo logo nas primeiras incursões no ataque.

Aos sete minutos, Tiago Tomás acertou com estrondo na barra após um lance perfeito de contra-ataque, depois foi Nuno Santos, numa jogada pelo lado esquerdo, a rematar para defesa apertada de Caio Secco, e logo a seguir Bruno Tabata também atirou para defesa do guardião adversário, mas o lance acabou por ser anulado por alegado fora de jogo.

A controlar o encontro, o Sporting CP dava prioridade ao jogo directo para tirar partido da posição subida no terreno do CS Marítimo, e ia conseguindo estancar todas as investidas dos insulares muito por culpa da acção de João Palhinha, jogador que se revelava uma autêntica muralha à frente da linha defensiva.

Nos últimos dez minutos da primeira parte, os Leões avançaram no terreno e aumentaram a pressão sobre o adversário, mas a solidez defensiva dos homens da casa acabou por impedir que o resultado sofresse qualquer alteração antes do período de descanso. 

No regresso para o segundo tempo, que viu o ritmo desacelerar um pouco em relação à primeira metade, a equipa liderada por Milton Mendes voltou a apresentar-se subida no terreno, mas o primeiro lance de perigo pertenceu mesmo ao conjunto Leonino, com Bruno Tabata a aparecer na área e a rematar cruzado para uma defesa segura de Caio Secco.

Mesmo sem criar oportunidades que o justificassem, o CS Marítimo acabou por ser o primeiro a marcar, aos 68 minutos, por intermédio de Rodrigo Pinho, um golo ao qual Rúben Amorim respondeu com as entradas de Pedro Gonçalves, Pedro Porro, Andraž Šporar e João Mário.

Apesar da aposta do técnico verde e branco, foi a equipa da casa a dilatar ainda mais a vantagem, já em cima do minuto 80, numa jogada finalizada por Léo Andrade na sequência de um pontapé de canto.

Nos dez minutos finais, o Sporting CP apertou o cerco à baliza adversária e apostou no jogo directo para aproveitar a altura do recém-entrado Sebastián Coates, que se fixou em zonas mais avançadas do terreno para dar resposta à estratégia definida por Rúben Amorim que privilegiava os cruzamentos para a área. Andraž Šporar ainda ficou muito perto de reduzir e relançar a partida perto do minuto 90, mas o perigo passou e o 2-0 manteve-se até ao apito final.    

Confirmado o desaire, o primeiro encaixado pelos Leões a nível interno esta época, a formação verde e branca volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 15 de Janeiro, na recepção ao Rio Ave FC, em jogo da 14.ª jornada da Liga NOS.

Sporting CP: Luís Maximiano [GR], Luís Neto [C] (Pedro Porro, 75’), Zouhair Feddal, Cristian Borja (Andraž Šporar, 75’), Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes (João Mário, 75’), Gonzalo Plata, Bruno Tabata (Pedro Gonçalves, 70’), Nuno Santos e Tiago Tomás (Sebastián Coates, 80’)