Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Rúben Amorim: "Equipa está preparada"

Por Sporting CP
18 Jan, 2021

Sporting CP defronta o FC Porto esta terça-feira para a meia-final da Taça da Liga

A equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal encontra, esta terça-feira, o FC Porto para a meia-final da Taça da Liga (jogo marcado para as 19h45). Rúben Amorim, treinador verde e branco, fez a conferência de imprensa de antevisão ao clássico que vai ter lugar no Estádio Municipal de Leiria, estando inserido na final four da competição, e começou por assegurar que os Leões estão prontos para o desafio.

"[Os últimos dois jogos] foram dois resultados que não estávamos habituados. Encontrei a equipa muito empenhada e concentrada [nos treinos de preparação para o FC Porto]. Não encontrei a mesma alegria, o que é bom sinal, mas a equipa continua a acreditar no processo e está confiante. Está preparada para o próximo jogo, que é importante por ser a meia-final da Taça da Liga", começou por dizer aos jornalistas no Auditório Agostinho, continuando.

"Em termos de experiência e maturidade nestes momentos estamos claramente abaixo do FC Porto, mas a juventude pode compensar noutro lado. É uma equipa confiante apesar dos dois últimos resultados e que está em primeiro no campeonato. Por isso, está pronta para este jogo", reforçou.

Sobre os casos de COVID-19 na equipa do FC Porto, Rúben Amorim explicou que os dragões vão estar com a força habitual. "Também já os tivemos, tal como na semana passada. Os clubes já estão preparados. O FC Porto vai sempre apresentar uma grande equipa, com muita experiência e jogadores internacionais. Só quem não conhece aquele treinador, jogadores e clube é que pode achar que vai ter alguma facilidade porque um ou outro não joga", referiu.

O treinador do emblema de Alvalade demonstrou grande vontade em voltar a "trazer a Taça da Liga para Alvalade", até porque uma conquista seria muito importante no processo de desenvolvimento dos atletas enquanto jogadores do Sporting CP. "Já temos algumas, mas queremos melhorar. O grupo precisa destes jogos para entender que o ADN do Sporting CP passa por ganhar títulos. (...) Quero ganhar um título como treinador do Sporting CP, assim como os jogadores", admitiu.

De novo questionado sobre o FC Porto, Rúben Amorim não tem dúvidas de que vai ter pela frente um duro e forte rival. "Vai ser uma grande equipa com muitas rotinas. Os jogadores já se conhecem. O Sérgio Oliveira tem muita influênciano jogo, mas reduzir o FC Porto ao Sérgio Olvieira seria um erro. Espero uma equipa forte e agressiva, fortes no espaço e entrelinhas com o Corona a criar problemas nesse aspecto. O Uribe forte a chegar à área, laterais ofensivos. O Pepe deve ter mais finais de Liga dos Campeões do que o Inácio como titular na Primeira Liga. (...) Vamos ter de sofrer, jogar e tentar vencer o jogo", atirou, deixando a garantia de que "é muito importante encarar o jogo com o FC Porto com a máxima agressividade".

Por fim, sobre eventuais favoritismos nesta final four da Taça da Liga, Rúben Amorim considerou apenas que o Sporting CP é candidato "a vencer todos os jogos".

Antes da conferência de imprensade Rúben Amorim, João Pedro Araújo, director do departamento clínico do Sporting CP, revelou aos jornalistas que Andraž Šporar e Nuno Mendes estão, afinal, livres da COVID-19 e explicou o que aconteceu.

"Ambos testaram positivo à COVID-19 na passada quarta-feira, dia 13, no teste PCR. (...) Como é sabido, o Sporting CP sempre cumpriu e cumprirá rigorasamente os planos protocolados, tendo implemetnado medidas intencionais, como rastreios internos e diários, também em virtude do agravamento do quadro epidemiológico. Foram realizados mais dois testes PCR em outros dois laboratórios distintos. Um na passada sexta-feira, dia 15, e outro no sábado, dia 16. Ambos os resultados foram negativos, pelo que se pode concluir que os resultados que antecederam a partida frente ao Rio Ave FC foram falsos positivos. A direcção clínica do Sporting CP quer deixar bem claro que reconhece o extremo valor destes testes no combate à pandemia. (...) Quer isto dizer que a probabilidade que o teste ser positivo e a pessoa não estar infectada é inferior a 1%. É bastante raro. (...) É com mágoa que registamos este erro pois, como toda a gente sabe, foi um lapso que fez com que a equipa técnica ficasse privada de dois elementos do plantel para o jogo com o Rio Ave FC. Por fim, agradeço às autoridades de saúde e aos laboratórios pela colaboração e rápida resposta, esperando que os jogadores possam estar disponíveis no jogo de amanhã", disse o médico.

Sobre este assunto, Rúben Amorim não escondeu que foi uma situação menos feliz, mas recusou atribuir as culpas do empate contra o Rio Ave FC ao erro. "É um pouco frustrante, mas não empatámos o jogo por eles estarem de fora. Não foi por isso que tivemos um mau resultado, mas claro que fomos prejudicados. Erros acontecem", contou o técnico.