Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Nulo no Clássico

Por Sporting CP
27 Fev, 2021

Sporting CP empata sem golos no Estádio do Dragão

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado, o FC Porto, com o resultado a não passar de um 0-0 na 21.ª jornada da Liga NOS.

Em jogo estavam o líder, Sporting CP, e o segundo classificado, FC Porto, sendo que as duas equipas começaram por dedicar um minuto de silêncio a Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol dos dragões e da selecção nacional portuguesa que faleceu na última sexta-feira. Lembrado o luso-cubano, deu-se início ao clássico que marcou esta ronda do campeonato. Rúben Amorim apostou no mesmo onze inicial da recepção ao Portimonense SC (2-0) na última jornada, tendo cinco jogadores da formação entre os titulares: Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário e Tiago Tomás.

Com grande vontade de ganhar, os dois conjuntos apresentaram pressões bastante altas e uma intensidade alta, dificultando (e impossibilitando, na maioria dos casos) ao adversário a tarefa de construir jogo da forma a que está habituado. Assim, assistiram-se a muitos duelos no meio-campo, vários ressaltos e, muitas vezes, a tentativas de jogo mais directo. Mas a verdade é que a primeira parte acabou por ser escassa no que a oportunidades de golo ou a jogadas de valor diz respeito.

Assim, aos quatro minutos, Sebastián Coates apareceu no momento certo para impedir o remate de Marega. Logo a seguir, Pedro Gonçalves conseguiu lançar Tiago Tomás com um excelente passe, mas este último não conseguiu servir Nuno Santos. Cerca de dez minutos depois, Pedro Gonçalves tentou o tiro à baliza, mas a bola acabou por sair muito ao lado das redes de Marchesín.

Antonio Adán acabou por ter de se aplicar a sério pela primeira vez aos 25 minutos, quando Manafá atirou para defesa do guardião espanhol. O mesmo Adán esteve bem quando, pouco depois, saiu no momento certo para afastar o perigo. Ainda que de forma tímida e sem qualquer tipo de hegemonia dentro das quatro linhas, o FC Porto estava a dar algum trabalho à linha defensiva verde e branca, que ia conseguindo responder com qualidade.

Até ao intervalo, destaque para duas tentativas seguidas de Taremi. O avançado iraniano rematou, primeiro, para fora, com a bola a desviar em Gonçalo Inácio. No canto que se seguiu, o portista cabeceou para Adán agarrar sem problemas. E chegava-se ao final da primeira parte com o nulo a prevalecer numa partida, até então, sem grande emoção.

A segunda parte começou com alguns lances de perigo perto da baliza do Sporting CP. Primeiro foi Zaidu a atirar para fora num remate cruzado, depois foi Marega a falhar o alvo e, aos 57 minutos, Taremi foi o autor de um grande falhanço após assistência de Corona.

Rúben Amorim começou, então, a mexer na equipa e lançou trocou Nuno Santos por Matheus Nunes, passando Pedro Gonçalves para o lado esquerdo do ataque. Cinco minutos depois saiu Tiago Tomás e entrou Bruno Tabata, sendo que ambos os suplentes utilizados. Na verdade, aos 73 minutos, Matheus Nunes conseguiu a melhor oportunidade do desafio para o Sporting CP. Depois de uma grande arrancada em contra-ataque pela direita, deixando para trás todos os adversários, o camisola 8 viu-se apenas com Marchesín pela frente e rematou, com a bola a passar ligeiramente por cima. Seria um grande golo do jovem Leão.

A resposta azul e branca não tardou e foi Taremi, o suspeito do costume, a ameaçar o golo por duas vezes, mas rematou para fora em ambas. Já com Matheus Reis e Jovane Cabral em campo (entraram para os lugares de Nuno Mendes e João Mário, respectivamente), Taremi voltou a tentar o golo, agora de cabeça, mas Adán defendeu facilmente. Até ao final, as duas equipas tentaram mudar o nulo no marcador, mas sem sucesso, com o resultado a ficar mesmo fixado nos 0-0.

Com este resultado, o Sporting CP continua líder isolado da tabela classificativa da Liga NOS com os mesmos dez pontos a mais que o FC Porto, actual segundo classificado à condição. Na próxima jornada, os Leões recebem o CD Santa Clara no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes (Matheus Reis, 86'), João Palhinha, João Mário (Jovane Cabral, 86'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Matheus Nunes, 64') e Tiago Tomás (Bruno Tabata, 70'). Suplentes não utilizados: Luís Maximiano [GR], Luís Neto, João Pereira, Vitorino Antunes e Daniel Bragança.