Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa e Pedro Zenkl

Regresso às vitórias

Por Sporting CP
05 Mar, 2021

Sporting CP bate CD Santa Clara por 2-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta sexta-feira, o CD Santa Clara por 2-1 para a 22.ª jornada da Liga NOS. Pedro Gonçalves, na primeira metade, e Sebastián Coates, nos últimos suspiros do desafio, fizeram os golos Sportinguistas.

Pela primeira vez sem Maria José Valério entre nós, as equipas entraram em campo no Estádio José Alvalade ao som da Marcha do Sporting. Pouco depois, cumpriu-se um minuto de silêncio para homenagear a Leoa que faleceu na última quarta-feira. Começou, então, a partida entre Sporting CP, líder da Liga NOS, e CD Santa Clara, sétimo classificado, sendo que os Leões apresentaram duas alterações no onze inicial em comparação com a equipa titular no terreno do FC Porto: Pedro Porro (de fora da ficha de jogo) e Nuno Santos (no banco de suplentes) deram lugar a Matheus Nunes e Bruno Tabata, respectivamente.

O CD Santa Clara entrou com tudo na esperança de surpreender os visitados e até conseguiu algumas jogadas perigosas e outros tantos pontapés de canto, mas o ímpeto inicial não passou disso mesmo. Rapidamente o Sporting CP abafou a vontade da turma dos Açores e assumiu o estilo de jogo habitual de domínio e controlo das operações em toda a linha. Isso foi bem visível no resto da primeira parte, com a equipa de Rúben Amorim a conseguir sair a jogar e chegar ao último terço, ainda que tenha faltado alguma criatividade e capacidade de decisão nesse sector do terreno.

Contudo, o Sporting CP mostrou-se bastante eficaz e inaugurou o marcador na primeira ocasião de golo criada (22 minutos). João Palhinha recuperou a bola, ofereceu-a a João Mário e este, por sua vez, a Bruno Tabata. O brasileiro, com um passe tremendo que enganou toda a defesa do CD Santa Clara, assistiu Pedro Gonçalves, que, com um remate cruzado já dentro da área, bateu o guarda-redes Marco Pereira. 1-0 e mais um golo para o melhor marcador da Liga NOS – já leva 15, mais seis do que os segundos classificados nesta estatística.

Até ao intervalo, nenhuma das equipas conseguiu voltar a criar perigo e o jogo caminhou tranquilamente para o final da primeira parte. A vantagem era Leonina, com o Sporting CP a estar mais perto de regressar às vitórias e consolidar a liderança isolada da tabela classificativa do campeonato.

Pouco mudou para o segundo tempo. O Sporting CP continuava no controlo das operações, mas não dava muito trabalho ao guardião do CD Santa Clara. Os visitantes, tal como na metade inicial, conseguiram colocar algumas bolas com perigo na área contrária nos primeiros minutos, mas esse ímpeto voltou a ser neutralizado pelos Leões. À procura de mais, Rúben Amorim mexeu na equipa, tirando Nuno Mendes para colocar Matheus Reis aos 57 minutos. 13 minutos depois, foi a vez de Tiago Tomás e Bruno Tabata darem o lugar a Daniel Bragança e Nuno Santos, respectivamente.

As substituições fizeram efeito e, logo a seguir à entrada, Nuno Santos causou perigo pela esquerda: meio cruzamento, meio remate que obrigou Marco Pereira a defender para pontapé de canto. A resposta do CD Santa Clara chegou pouco depois, quando Rui Costa, de longe, atirou muito por cima. O mesmo Rui Costa acabou por ser o autor do golo do CD Santa Clara aos 84 minutos, ao aproveitar um alívio menos conseguido de Zouhair Feddal para, com tempo e espaço, finalizar para o 1-1.

Jovane Cabral entrou de seguida para o lugar de Zouhair Feddal e o camisola 77 podia ter marcado pouco depois. Cruzamento de Matheus Reis da esquerda, cabeceamento de Sebastián Coates e Jovane Cabral, em boa posição, ficou muito perto do golo. Aos 89 minutos foi a vez de Sebastián Coates, na sequência de um pontapé de canto, atirar para fora. Não passou longe do poste do CD Santa Clara.

Mas a crença Leonina, como já ficou demonstrado várias vezes esta temporada, é inesgotável e o Sporting CP não desistiu de procurar o 2-1. Conseguiu-o, finalmente, no terceiro minuto do tempo adicional, quando Nuno Santos, a partir da esquerda, cruzou largo para João Mário. O médio, já dentro da área, colocou a bola na zona onde estava Sebastián Coates. O capitão, de cabeça, facturou pela sexta vez em 2020/2021. Grande festa no Estádio José Alvalade, com toda a equipa a não esconder a emoção pela vitória tardia.

Acabou por não ser o jogo mais entusiasmante, mas o Sporting CP acreditou, mais uma vez, até ao fim e foi feliz com todo o mérito. Mais três pontos na caminhada do líder isolado da Liga NOS, que na próxima jornada visita o CD Tondela.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [GR], Zouhair Feddal (Jovane Cabral, 86'), Matheus Nunes, João Palhinha, João Mário, Nuno Mendes (Matheus Reis, 57'), Bruno Tabata (Nuno Santos, 70'), Pedro Gonçalves e Tiago Tomás (Daniel Bragança, 70'). Suplentes não utilizados: Luís Maximiano [GR], Luís Neto, João Pereira, Vitorino Antunes e Eduardo Quaresma.