Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "O Clube é enorme e acabou por correr tudo bem"

Por Sporting CP
12 maio, 2021

Reacção à conquista do campeonato

No final do triunfo (1-0) frente ao Boavista FC, esta terça-feira, que deu, 19 anos depois, o campeonato nacional ao Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa vestido a rigor com a listada verde e branca e acompanhado pela restante equipa técnica, porque "quando se ganha devem estar aqui todos", introduziu. 

O treinador dos Leões começou por dizer que deste campeonato histórico "fica a viagem", realçando: "Foi uma boa época, mas temos de terminá-la". De seguida, agradeceu aos Sportinguistas "pelo apoio" e deixou-lhes uma mensagem: "Temos de nos focar e estar juntos, as pessoas não têm noção do Clube que é se todos estiverem unidos".

Sobre o momento em que percebeu que a conquista podia tornar-se uma realidade, Amorim admitiu que nunca pensou a longo prazo, mas "perto do fim começámos a ter essa noção e a fazer algumas contas", ressalvando: "No entanto, no momento mais tranquilo começámos a perder pontos e a partir daí tudo começa a mudar. Sentimos alguma desconfiança à volta da equipa, mas demos a volta e parabéns aos jogadores, equipa técnica e estrutura, porque soubemos segurar isto em alturas difíceis". 

Além disso, o técnico admitiu que a desconfiança foi usada como combustível motivacional. "Cada vez que duvidavam de nós eu mostrei isso aos jogadores, ajudou muito a motivar esta equipa, por isso essas críticas fizeram parte deste sucesso".

Neste momento, a conferência de imprensa seria interrompida por vários elementos do plantel Leonino que irromperam pela sala para dar o tradicional banho ao treinador e entoar cânticos de "e o Sporting CP é campeão", estendendo a festa ao auditório Artur Agostinho. Depois, quando questionado sobre o seu futuro, Rúben Amorim deixaria uma garantia: "Vou ser treinador do Sporting CP, tenho contrato, estou muito feliz aqui e vou continuar".

Levantado o troféu e olhando para o caminho percorrido, o treinador verde e branco considerou que a juventude e inexperiência do plantel “acabaram por nos retirar muita pressão em momentos mais complicados”, referiu, continuando: "São jogadores muito alegres, aqui e ali sentiu-se muito [a inexperiência], até pelo jogo de hoje, pela forma como jogámos até um certo ponto e quando começou a aproximar-se o fim notou-se muito o nervosismo da equipa. Fez parte do campeonato, mas foi um factor muito importante na nossa conquista".

Sobre o segredo do título, Amorim destacaria "a união entre eles [jogadores] e a ligação entre os jovens e os mais velhos", antes de distribuir o mérito: "Tivemos uma estrutura muito compacta, um director desportivo que me conhece bem, uma ligação muito familiar com o staff e o Clube é enorme e acabou por correr tudo bem". Todavia, deixaria também uma palavra aos Sportinguistas: "Para o ano há Liga dos Campeões, temos um percurso, mas se este ano foi de sofrimento, o próximo será ainda mais, mas estaremos preparados para isso".

Olhando para o que resta de campeonato, o técnico traçou ainda algumas metas. "Temos de arranjar objectivos, mas pensando também na próxima época. Há jogadores que não jogaram tanto e nestes dois jogos poderão ter alguma oportunidade", dando o exemplo de André Paulo, terceiro guarda-redes dos Leões e acrescentando ainda: "É um objectivo não perder nenhum jogo, entramos sempre para vencer".