Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Adeptos foram grande ajuda"

Por Sporting CP
01 Ago, 2021

Reacção do treinador à conquista da Supertaça

No final da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira por parte da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, com uma vitória por 2-1 sobre o SC Braga, Rúben Amorim analisou a partida e agradeceu o apoio dos adeptos Leoninos, que estiveram em grande maioria em Aveiro.

"O jogo não começou muito bem para a nossa equipa, o SC Braga começou melhor. Não conseguíamos passar a linha defensiva nem fazer ligação com o ataque. Demorámos a entrar no jogo e o SC Braga fez um golo. Sem rematar muito, mas a tapar bem os espaços da nossa equipa. A partir daí libertámo-nos um pouco. Mesmo com a equipa a jogar mal e com um golo sofrido, os adeptos apoiaram-nos muito e provaram que toda a gente estava errada quando dizia que eram uma pressão extra. Foram uma grande ajuda. A partir daí começámos a dominar o jogo e a perceber onde estava o espaço. Fizemos um golo, não fizemos um segundo numa grande oportunidade e depois o Pote fez um grande golo. Fomos para o intervalo a ganhar. A segunda parte é toda do Sporting CP. Não fizemos o 3-1, mas a vitória é justa. Sabor? É o sabor de um título. Sabemos que é apenas um jogo, mas a taça vai para o Museu. O que fica é a forma como defrontámos e fomos superiores ao SC Braga quando não tínhamos sido no ano passado, apesar das vitórias" , disse o treinador verde e branco aos jornalistas na sala de conferências de imprensa do Estádio Municipal de Aveiro, continuando.

"Os jogadores libertaram-se a seguir ao golo [sofrido]. Ganharam confiança, perceberam que tinham de ir para a frente sem receio. Demorámos a entrar no jogo, temos jogadores que chegaram mais tarde e notou-se que precisaram de algum tempo para entrarem na velocidade do jogo. O público trouxe mais velocidade e vivacidade ao jogo. O mérito é dos jogadores, que perceberam onde podiam entrar, que podiam, principalmente pelo lado esquerdo, empurrar a equipa do SC Braga para a frente, que tínhamos de esticar o jogo com alguma qualidade, até para afastar a defesa, que estava muito junta ao meio-campo do SC Braga", frisou.

Sobre a edição 2021/2022 da Liga, o técnico garantiu que vai ser encarada "da mesma forma do ano passado", ou seja, jogo a jogo.

"Queremos ganhar a todos os jogos e uma equipa candidata a vencer todos os jogos é candidata a vencer o campeonato. Temos mais um ano de experiência, mas há clubes igualmente grandes mais habituados a vencer do que nós e com outro tipo de orçamento. Isso vê-se todos os dias. Estamos a construir algo importante no Sporting CP e não vamos mudar a nossa forma de ser. Temos de ter conhecimento da grandeza do Clube. É mais fácil para mim pensar jogo a jogo, facilita o dia a dia dos jogadores. Eu sou o culpado deste discurso, não eles. A responsabilidade é minha. Vamos jogo a jogo e não há que pensar no resto. Ganhámos um título hoje e agora vamos preparar o jogo contra o FC Vizela", afirmou.

Por fim, Rúben Amorim falou sobre Jovane Cabral, autor do primeiro golo do Sporting CP: "O Jovane disse que queria ser protagonista e logo a seguir disse que, vindo do banco ou jogando de início, queria sempre ajudar a equipa. Toda a gente tem de pensar que quer ser protagonista nesta equipa. Passou muitos anos em que se lesionava e voltava. Queremos ajudar o Jovane a ser o jogador que ele pode ser e a unidade de performance tem mérito. Ele está muito melhor e tem um talento incrível. Vai ter fases em que joga, outras em que não e é um jogador que precisa de carinho. Tem de entender que o futebol profissional é mesmo isso e não se deixar ir tão abaixo. Acreditamos muito no Jovane, que vai ser muito importante para nós. A nossa preocupação é que ele não esteja sempre nestes altos e baixos de lesões e problemas físicos, mas ele está muito mais forte e confiante. Vai ter uma época melhor do que a época passada".

Sebastián Coates, capitão do Sporting CP, também marcou presença na conferência de imprensa e explicou que "é sempre importante começar o ano a ganhar". "Era uma final muito complicada porque o SC Braga fez uma grande temporada no ano passado", acrescentou, lembrando que esta foi a primeira vez que vários jogadores actuaram perante a presença dos Sportinguistas nas bancadas: "Muitos jogadores não sabiam o que é jogar com os nossos adeptos e foi muito bonito ter público".

"Somos um grupo muito unido. Temos jovens com muita ambição de estar no Sporting CP e nós temos de acompanhar isso. E também o trabalho do míster, que está sempre em cima de nós a pedir para deixarmos tudo dentro de campo. Está a correr bem, mas temos de estar preparados para quando as coisas não correrem tão bem. Temos de continuar unidos. (...) Este grupo dá tudo, tanto nos treinos como nos jogos. Depois, as coisas podem correr bem ou mal, mas o importante é que respeitamos muito o Clube, as pessoas que trabalham no Clube e, obviamente, os adeptos do Sporting CP", adicionou.

O internacional uruguaio revelou que a equipa vai "festejar este título", mas já com "foco na Liga e em ir jogo a jogo, respeitar os adversários e ter a humildade de trabalhar da mesma forma". "Vamos jogar sexta-feira [contra o FC Vizela] e temos de descansar para estarmos preparados para esse jogo", finalizou.