Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "É importante começar bem o jogo e segurá-lo"

Por Sporting CP
27 Set, 2021

Treinador Leonino na antevisão ao jogo na Alemanha

Na antevisão ao jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Dortmund, Rúben Amorim deixou claro que a formação Leonina vai estar mais preparada do que no jogo de estreia na prova, desvalorizando a juventude da equipa e a experiência do BVB Dortmund.

“A juventude também traz irreverência. A estreia já passou. O BVB Dortmund tem sido muito forte, especialmente em casa, mas o nosso foco está na nossa equipa e no que podemos fazer e melhorar. Não olhamos muito para a diferença de experiência”, começou por dizer o técnico, dizendo também não estar preocupado com quem vai a jogo na equipa alemã.

“Haaland? Eu durmo sempre descansado. As coisas do futebol não me dão noites sem dormir, a não ser algumas más exibições e quando os jogadores não dão tudo. O resultado do AFC Ajax foi uma pancada tão forte que só temos de olhar para nós. Não vou olhar se o Haaland joga ou não. Não vamos mudar consoante o onze do BVB Dortmund, mas claro que se o Haaland não jogar, eles perdem um jogador com muita influência nos golos e nós sabemos bem o que isso custa”.

Mostrando-se confiante na equipa Leonina, Rúben Amorim abordou as diferenças entre as equipas do AFC Ajax e BVB Dortmund, dizendo que “a grande diferença” nestes jogos “será a adaptação da equipa do Sporting CP e do treinador”. “A grande diferença pode estar no Sporting CP e não nos adversários. Na forma como defendemos, como preparamos as jogadas e a pressão”, referiu, dizendo o que falou com os jogadores sobre o jogo com os holandeses: “Apontámos as falhas, mas é preciso lembrar o momento do 3-2, que por um bocadinho do corpo mudou o rumo do jogo; o sofrer um golo na primeira jogada, que também mudou o rumo e a estratégia. Há dias em que as coisas saem sempre ao contrário. É importante começar bem o jogo e segurá-lo, partindo depois para a nossa estratégia e é preciso estar concentrado, mesmo quando a bola está no guarda-redes”. 

Nesse sentido, o treinador verde e branco disse que a vontade de ganhar será a mesma do jogo passado: “A vontade de ganhar é igual. Queríamos muito ganhar ao AFC Ajax e estávamos muito ansiosos. Foi um resultado muito mau, mas não há receio de nada. Eles têm de competir, jogar e querem outras sensações nesta Liga dos Campeões. Agora já temos mais noção da qualidade da Liga dos Campeões e vamos fazer por merecer um resultado diferente”.

Para esta partida, Rúben Amorim já poderá contar com Sebastián Coates, “que é muito importante para a equipa e para o treinador”, mas voltará a não contar com Pedro Gonçalves. “É uma lesão antiga, estamos a fazer as coisas com tempo e se tiver de demorar mais tempo, vai demorar”, justificou o técnico.

João Goulart e José Marsà, centrais da equipa B, estiveram no último treino antes do jogo de amanhã e o treinador diz que conta com eles, assim como com muitos outros: “São mais duas opções, mas passa mais por ganharem experiência. É um sinal para a equipa B. Eles têm que passar por isto: viagem, preparação e treino. Não quer dizer que vão entrar amanhã”.