Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "Ganhar e gerir o grupo"

Por Sporting CP
14 Out, 2021

Sporting CP joga diante do CF “Os Belenenses” esta sexta-feira

Rúben Amorim fez, nesta quinta-feira, a antevisão ao encontro da Taça de Portugal diante do CF “Os Belenenses”, admitindo que vai rodar a equipa, mas não por se tratar de um adversário teoricamente mais fácil.

“É um jogo da Taça de Portugal, somos candidatos e é um objectivo que temos para esta época. Nem esta equipa, nem este treinador venceram ainda esta Taça, mas queremos tanto ganhá-la como queremos ganhar a Taça da Liga. É uma equipa de uma divisão inferior, mas vamos apresentar uma equipa forte. Temos o exemplo com o FC Alverca, em que fomos eliminados. Depende mais de nós. Tivemos sorte porque vamos jogar num estádio muito bom e a viagem é curta”, começou por dizer o treinador Leonino, acrescentando: “O principal objectivo é ganhar o jogo, mas temos de gerir o grupo porque vai ser um mês exigente, sem folgas e com muitos jogos. Queremos dar minutos a quem não tem jogado tanto e a quem tem de ganhar ritmo para os próximos jogos também”.

“Queremos fazer mais golos, mas o importante é vencer. Quando já falamos em fazer mais golos e não em vitórias consecutivas ou vencer títulos, revela que o Sporting CP está a crescer. Queremos marcar mais golos e dar sumo às nossas exibições, mas o principal é vencer e esse é o nosso objectivo”, sublinhou.

Dizendo que “ninguém tem o lugar garantido no onze”, Rúben Amorim revelou que Pedro Gonçalves irá a jogo, havendo apenas a incógnita sobre Gonçalo Inácio: “Sofreu um pequeno toque, tem tido azar, mas pode ser que joguem os dois. Não queremos arriscar”.

“A equipa não está dependente do Pedro Gonçalves, mas é mais forte com ele porque tem características únicas. Temos ganhado sem ele, não ganhámos na Liga dos Campeões e não sei se ganharíamos com ele, essas derrotas tiveram a ver com outras coisas, mas obviamente que é uma boa noticia pelo que ele dá à equipa, até o ambiente que cria no treino, e pela qualidade. Sentimos a falta dele”, afirmou.

Jovane Cabral também poderá ir a jogo, disse o técnico: “É um jogador que teve muitas lesões no seu crescimento. Temos de fazer gestão em termos de minutos e cargas de treino, mas a sua disponibilidade para jogar e treinar aumentou muito. É algo irregular nas suas exibições, mas tem muito talento. Este é um jogo para ganhar e vão jogar os que estiveram melhor durante a semana”.

O treinador verde e branco elogiou ainda João Palhinha, que tem ganhado importância na selecção nacional, e Matheus Nunes, que se estreou por Portugal. “O Palhinha tem vindo a crescer desde o SC Braga, fez uma grande época e tem crescido com a confiança – marca golos de bola parada, sente-se confortável a jogar sozinho, consegue chegar a muitos lados. O Matheus Nunes transpôs para a estreia o que ele é: um miúdo divertido, que tem noção de que podia estar a trabalhar numa padaria e está na selecção. Estão os dois muito bem”.

Após vários dias a trabalhar com vários jogadores da formação, Rúben Amorim voltou também a falar na qualidade que existe na Academia: “Aproveitamos sempre para ver alguns jogadores. Temos miúdos com bastante talento que têm que dar passos em frente na formação. Vimos jogadores como o Rodrigo Ribeiro, com 16 anos, que é muito novo, mas cheio de talento. Vamos vendo alguns jogadores, como aconteceu com o Dário. Eles sabem que têm que aproveitar as oportunidades. Nós estamos sempre atentos”.