Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
15 Out, 2021

​Sporting CP vence CF “Os Belenenses” e segue para a quarta eliminatória (0-4)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu uma vaga na quarta eliminatória da Taça de Portugal, esta sexta-feira, ao vencer o CF “Os Belenenses” por 0-4.

No regresso dos Leões ao Estádio do Restelo, três anos depois do último desafio em casa dos azuis, que actualmente disputam o Campeonato de Portugal, Rúben Amorim promoveu as estreias absolutas de João Virgínia e Gonçalo Esteves, a primeira titularidade de Ugarte e os regressos ao onze de Pedro Gonçalves, mês e meio depois do último jogo, e Gonçalo Inácio.

Em busca da 18.º Taça de Portugal da sua história, o conjunto de Alvalade abriu as contas logo no primeiro lance de perigo. Na sequência de uma bela jogada de entendimento iniciada por Gonçalo Inácio em zona recuada, Rúben Vinagre desmarcou-se e, depois de galgar alguns metros, cruzou rasteiro para o coração da área, com Tiago Tomás a encostar fácil para o 0-1.

Empolgada pelo golo madrugador e pelo forte apoio dos muitos Sportinguistas nas bancadas, a formação de Alvalade continuou a carregar e criou várias ocasiões. Primeiro, Vinagre subiu mais uma vez no terreno e assistiu Jovane, que viu o guarda-redes defender o remate, depois foi Feddal a cabecear por cima e, por fim, Pedro Gonçalves, na cara do golo, não teve sucesso.

Numa primeira parte de sentido único, em que a turma da casa fez apenas dois remates na direcção da baliza, a avalanche ofensiva do Sporting CP não tinha fim. Já em cima do intervalo, Tiago Tomás e Gonçalo Inácio viram o guardião Marcelo Valverde ser novamente decisivo ao negar-lhes o golo, primeiro após uma excelente jogada colectiva, e depois num cabeceamento.

No regresso, apesar da boa réplica do adversário nos minutos iniciais, a tónica do encontro manteve-se, com muitas oportunidades para o Sporting CP, mas pouca eficácia na finalização. Pote, de livre directo, deixou mais um aviso e deixou a sensação de golo, reforçado pouco depois por Gonçalo Esteves, que rematou forte, com o esférico a ser desviado para canto.

Já depois das entradas de Pedro Porro e Nuno Santos, por troca com Gonçalo Esteves e Pedro Gonçalves, os Leões chegaram finalmente ao 0-2. Na conversão de um pontapé de canto marcado na esquerda, Feddal ganhou posição na área e assistiu Tiago Tomás, de cabeça para cabeça, que mergulhou para o ‘bis’ na partida, dando corpo à superioridade verde e branca.

Apenas dez minutos depois de ter sido lançado, Porro saiu de maca após entrada dura, sendo substituído por Matheus Nunes, tal como Feddal, que deu o lugar a Matheus Reis. Logo a seguir, surgiram mais dois golos, ambos de penálti. Primeiro, Jovane Cabral não tremeu da marca dos onze metros, após mão na bola de um adversário, e depois o recém-entrado Nuno Santos, aproveitando uma falta clara sobre Tiago Tomás, dilatou a vantagem para os 0-4.

Já na recta final do duelo, que se jogava a um ritmo mais baixo, o controlo da turma verde e branca intensificou-se, também devido ao desgaste do adversário. Tiago Tomás ainda ficou perto de aumentar a diferença, mas o placard já não mexeu. Destaque para a estreia de João Goulart em jogos oficiais, com o Sporting CP a terminar o jogo com seis jogadores da formação em campo.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio (João Goulart, 83’), Zouhair Feddal (Matheus Reis, 75’), Gonçalo Esteves (Pedro Porro, 63’ e Matheus Nunes, 75’), Manuel Ugarte, Daniel Bragança [C], Rúben Vinagre, Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 63’), Jovane Cabral e Tiago Tomás.