Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Exibição de gala em Istambul

Por Sporting CP
19 Out, 2021

​Vitória sobre Beşiktaş JK por 1-4 em jogo irrepreensível dos Leões

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta terça-feira, em casa do Beşiktaş JK por 1-4, em jogo da terceira jornada do grupo C da UEFA Champions League. 
 
De regresso aos duelos da liga milionária, Rúben Amorim promoveu a titularidade de Matheus Reis, Pedro Porro e Pedro Gonçalves no frente-a-frente com uma formação que conta nas suas fileiras com alguns nomes sonantes como Michy Batshuayi ou Pjanić, além do ex-Leão Rosier.
 
Disputado num Vodafone Park a meio-gás (50 por cento da lotação), mas com um ruído ensurdecedor por parte dos adeptos da casa, o encontro arrancou com Paulinho a desperdiçar uma grande oportunidade, após isolar-se na cara do golo logo nos segundos iniciais da partida. Seguiu-se depois um claro ascendente das águias negras, que criaram várias aflições a Adán.
 
Aos 15 minutos, na sequência de um canto concedido após enorme defesa em resposta a um remate de Sarabia, que levava selo de golo, o Sporting CP abriu as contas do marcador. Gonçalo Inácio desviou o esférico ao primeiro poste e assistiu Coates, que mergulhou para o 0-1. Logo a seguir, Matheus Reis ficou muito perto do segundo, mas o disparo saiu ligeiramente por cima.
 
Jogado a uma velocidade alucinante, o duelo estava cada vez mais imprevisível devido aos constantes ataques perigosos de parte a parte. Aos 24 minutos, Larin ainda fez o empate de cabeça, mas pouco tempo depois os Leões voltaram a passar para a frente. Num pontapé de canto tirado a papel químico do lance do primeiro golo, Paulinho desviou de cabeça num primeiro momento, com Coates a aparecer ao segundo poste e a atirar de cabeça para o 1-2. 
 
Mais impaciente, o Beşiktaş JK voltou a assustar Adán com um remate de Batshuayi ao poste, mas, pouco depois, em novo canto, Coates voltou a ganhar nas alturas e cabeceou na direcção da baliza, com a bola a embater no braço de Vida. Após recorrer ao VAR, o juiz da partida assinalou penálti e Sarabia não tremeu, cavando um fosso de dois golos. Os turcos ainda introduziram a bola na baliza antes do descanso, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

No regresso do período de descanso, já com os adeptos da casa um pouco mais adormecidos, o ritmo diminuiu nos primeiros 15 minutos e as oportunidades de golo escassearam, com o Sporting CP a impor um jogo mais pautado e a apostar nas transições para segurar a vantagem.
 
As primeiras situações flagrantes surgiram já depois de ultrapassada a hora de jogo, com Adán a ser obrigado a intervir após remate forte e a ver a bola passar perto do poste em dois lances consecutivos. No entanto, as saídas venenosas em contra-ataque do conjunto verde e branco quase davam resultado pouco depois. Primeiro, Pedro Porro cruzou para Sarabia, que acertou com estrondo no poste, e logo a seguir foi a vez de Paulinho, que também atirou ao ferro.
 
Daí em diante, o jogo teve pouca história, mas os Leões evidenciaram ainda mais a enorme capacidade de recuperação de bola e não deram quaisquer espaços ao adversário, que procurava esboçar uma reacção. Os turcos limitaram-se a rematar um par de vezes à baliza, mas sem nunca criar calafrios de maior perante uma equipa personalizada e muito segura de si, que controlava todos os momentos com a calma de quem tinha o plano bem estudado. 
 
Já aos 89 minutos, na sequência de mais uma recuperação de bola ainda a meio-campo, Paulinho deu corpo à excelente exibição que vinha protagonizando. Após receber a bola ainda antes da linha da grande área, o avançado aproveitou o adiantamento do guarda-redes adversário para desferir um belo remate em arco e fechar de vez a contagem em 1-4. 
 
Os Leões somaram assim a primeira vitória na prova e ascenderam ao terceiro lugar do grupo C com três pontos. O próximo jogo está marcado para o dia 3 de Novembro, no Estádio José Alvalade, mas antes há duelo da Liga Portugal este sábado, em casa, diante do Moreirense FC. 
 
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Zouhair Feddal (Luís Neto, 90+1’), Sebastián Coates [GR], Gonçalo Inácio, Matheus Reis (Ricardo Esgaio, 73’), João Palhinha, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 90+2’), Pedro Porro, Pedro Gonçalves (Nuno Santos,90+1’), Pablo Sarabia (Tiago Tomás, 84’) e Paulinho.