Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP perde diante do AFC Ajax

Por Sporting CP
07 Dez, 2021

Muitas mexidas para preparar já os oitavos-de-final da Liga dos Campeões

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, nesta terça-feira, diante do AFC Ajax por 4-2 em jogo da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, disputado no Johan Cruijff Arena, em Amesterdão, sem público nas bancadas.

Com os oitavos-de-final da prova já garantidos, Rúben Amorim aproveitou para dar minutos a alguns jogadores, até aqui com menos minutos, e vê-los jogar diante de um AFC Ajax que pouco mudou relativamente ao jogo da primeira volta - duas alterações.

Assim, foi a jogo o onze mais jovem de sempre do Sporting CP na Champions, com uma média de 23,95 anos, composto por: João Virgínia, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Manuel Ugarte, Ricardo Esgaio, Nuno Santos, Tiago Tomás e Bruno Tabata - seis alterações relativamente ao dérbi da passada sexta-feira.

O AFC Ajax colocou-se em vantagem aos oito minutos de jogo, na marca de 11 metros. Daniel Bragança fez falta sobre Sébastien Haller na área, o VAR interveio e o árbitro italiano Davide Massa assinalou pontapé de penálti. O próprio Haller assumiu o lance com João Virgínia a adivinhar o lado, mas a não chegar a tempo.

O Sporting CP respondeu minutos depois, numa jogada de insistência do irreverente Gonçalo Esteves, o mais novo de sempre a jogar e a ser titular de Leão ao peito na Champions - 17 anos e 283 dias -, com Bruno Tabata a finalizar por cima.

Seguiram-se oportunidades para ambos os lados, com o AFC Ajax a surgir com maior perigo na área, mas quem marcou foi mesmo o Sporting CP. Bruno Tabata viu Nuno Santos à entrada da área, cruzou desde a esquerda e o camisola 11, ganhando a um defesa, rematou sem hipóteses para Remko Pasveer.

Empate no marcador, aos 22 minutos, com os Leões a confirmarem o melhor ataque de sempre na prova com 13 golos marcados.

À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, João Virgínia mostrou-se atento na baliza, a negar o golo à formação da casa em dois momentos, mas aos 42 minutos não conseguiu evitar o 2-1 pelos pés de Antony. Mau alívio de Gonçalo Inácio na área, com o jogador do AFC Ajax a aproveitar.

A segunda metade começou com menos oportunidades, com o golo do AFC Ajax a chegar aos 60 minutos. Nuno Santos escorregou em zona perigosa, Perr Schuurs recuperou a bola e correu até à entrada da área para cruzar para David Neres finalizar.

Rúben Amorim já se preparava para refrescar o ataque verde e branco e fez logo duas substituições, fazendo sair Nuno Santos e Tiago Tomás e entrar Pedro Gonçalves e Paulinho.

Ainda assim, o Sporting CP sofreu logo a seguir o 4-1. Jogada em zona frontal, Steven Berghius recebeu na direita, tirou Ricardo Esgaio do caminho e rematou para junto do poste, sem hipóteses para João Virgínia.

Os recém-entrados Leões responderam com uma boa oportunidade: combinação de Pedro Gonçalves com Paulinho, que rematou rasteiro e viu Remko Pasveer segurar o esférico.

O técnico Leonino voltou a mexer a 20 minutos do final do encontro, com as entradas de Pablo Sarabia e Flávio Nazinho e as saídas de Manuel Ugarte e Gonçalo Esteves, e o Sporting CP encurtou a desvantagem aos 78 minutos. Pablo Sarabia subiu pela direita, entregou para Ricardo Esgaio e o lateral cruzou com Paulinho a ajeitar e Bruno Tabata a fazer o 4-2.

Dário Essugo entrou depois aos 82 minutos, com Daniel Bragança a sair, e acabou por bater o recorde de Gonçalo Esteves, passando ele a ser o mais novo de sempre a jogar pelo Sporting CP na Liga dos Campeões e também o português mais novo de sempre a fazê-lo - com 16 anos e 268 dias.

Derrota Leonina a fechar a fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Sporting CP a somar três triunfos e três derrotas, ficando em segundo lugar do grupo C com nove pontos, 14 golos marcados e 12 sofridos.