Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Triunfo sem espinhas em Alvalade

Por Sporting CP
13 Ago, 2022

​Sporting CP vence Rio Ave FC na estreia oficial em casa (3-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Rio Ave FC por 3-0, na noite deste sábado, em encontro a contar para a segunda jornada da Liga Portugal.

No primeiro duelo oficial da temporada disputado no Estádio José Alvalade, que esteve muito bem composto, o técnico Rúben Amorim promoveu três alterações no onze titular. Luís Neto entrou para o trio de centrais ao lado de Sebastián Coates e Gonçalo Inácio, relegando Matheus Reis para a ala esquerda, Manuel Ugarte tomou o lugar de Hidemasa Morita e Marcus Edwards substituiu o lesionado Paulinho, juntando-se a Pedro Gonçalves e Francisco Trincão no ataque.

Antes do arranque, nota para a homenagem a Matheus Nunes, que recebeu uma forte ovação por parte dos milhares de Sportinguistas presentes por ter atingido a marca dos cem jogos de Leão ao peito, bem como para o minuto de silêncio cumprido em memória de Fernando Chalana.

Os Leões entraram por cima na partida, a dominar no capítulo da posse de bola e sempre muito pacientes na fase de construção, pelo que as primeiras situações junto à área dos vilacondenses não demoraram a aparecer. Primeiro, Marcus Edwards desferiu um remate rasteiro, mas o guardião Jhonatan segurou, e em seguida foi Ugarte a tentar a sorte, mas também sem sucesso.

A partir de meio da primeira parte, a turma verde e branca intensificou a pressão e ficou perto de marcar em três ocasiões seguidas, sempre pela direita. Na primeira, Edwards ultrapassou dois adversários e disparou por cima, depois Pedro Porro arriscou do meio da rua mas falhou o alvo, e por fim Trincão, na oportunidade mais flagrante de todas, disparou com estrondo à barra.

O Sporting CP mostrava-se muito perigoso, em contraste com o resguardado Rio Ave FC, e os lances de perigo sucediam-se, até que surgiu o primeiro golo da noite. Após ter desperdiçado uma excelente situação, Pedro Gonçalves apareceu solto na pequena área e teve apenas de encostar em resposta ao cruzamento de Edwards. Estava feito o 1-0 com 36 minutos decorridos.

Até ao intervalo, apesar da insistência Leonina, que ainda voltou a colocar o conjunto adversário em sentido com mais um par de aproximações à grande área, as oportunidades escassearam e o placard já não voltou a mexer, mantendo-se a vantagem mínima até ao período de descanso.

No regresso dos balneários, o Sporting CP não fez por menos e voltou a demonstrar querer marcar cedo, imprimindo uma toada muito ofensiva. Logo na primeira jogada, Pedro Gonçalves ficou perto de ‘bisar’ num remate à meia-volta que passou rente ao poste, mas a verdade é que o Rio Ave FC também não baixou os braços e tentava sair em contra-ataque sempre que possível.

Aos 65 minutos, Rúben Amorim refrescou o meio-campo com a entrada de Morita para o lugar de Ugarte, já amarelado. No minuto seguinte, Matheus Nunes deu corpo à superioridade dos Leões e, com uma bomba de muito longe, fez um grande golo que levou as bancadas de Alvalade à loucura. A diferença era agora de 2-0, resultado que dava maior conforto para a recta final.

Com 20 minutos ainda para jogar, Rúben Amorim mexeu novamente ao promover as entradas de Jeremiah St. Juste e Rochinha, e mais uma vez o Sporting CP voltou a marcar. Aos 75 minutos, na sequência de uma tabela com Trincão, Pedro Gonçalves apareceu na cara de Jhonatan e, com muita frieza e classe à mistura, picou a bola por cima do guardião para um golo de belo efeito.

Mesmo com tudo já decidido, a formação verde e branca não tirou o pé do acelerador e podia ter feito o quarto logo a seguir, só que desta vez Pedro Gonçalves, mais uma vez isolado, atirou à barra. Em seguida, mais duas alterações, com o estreante Fatawu Issahaku e Ricardo Esgaio a terem minutos, sendo que este último foi recebido com uma enorme ovação dos Sportinguistas.  

Até final, os Leões mantiveram o controlo e continuaram em busca de dilatar a vantagem, com Coates a ficar perto do 4-0 num cabeceamento perigoso e Fatawu a disparar uma bomba que passou por cima, mas o placard já não viria mesmo a sofrer alterações, confirmando-se a vitória.

Os Leões voltam a entrar em campo dentro de uma semana, no próximo sábado (20 de Agosto), para disputarem o Clássico em casa do FC Porto referente à terceira jornada da Liga Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Jeremiah St. Juste, 71’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 80’), Manuel Ugarte (Hidemasa Morita, 65’), Matheus Nunes, Matheus Reis, Francisco Trincão (Fatawu Issahaku, 80’), Marcus Edwards (Rochinha, 71’) e Pedro Gonçalves.