Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Jovens Leões fazem história

Por Sporting CP
14 Mar, 2023

Sporting CP nas meias-finais da UEFA Youth League

Pela primeira vez na história, o Sporting Clube de Portugal está nas meias-finais da UEFA Youth League depois de ter recebido e batido, esta terça-feira, o Liverpool FC por 1-0 nos quartos-de-final da competição.

Perante um Estádio Aurélio Pereira cheio à hora de almoço de uma terça-feira, Filipe Celikkaya operou três alterações ao 11 inicial em comparação com a goleada imposta ao AFC Ajax por 5-1: David Monteiro, Marco Cruz e Diogo Cabral entraram para os lugares de Diogo Travassos, Mateus Fernandes e Fatawu.

O Sporting CP entrou bem e o Liverpool FC contou com um obstáculo aos oito minutos, quando Ben Doak saiu lesionado após um choque de cabeças com João Muniz, entrando Ranel Young. Pouco depois, a primeira oportunidade Leonina: cruzamento de Afonso Moreira e cabeceamento de Samuel Justo por cima.

Os britânicos equilibraram ligeiramente os duelos no meio-campo e, aos 26 minutos, podiam ter criado muito perigo, mas David Monteiro apareceu no momento certo para impedir o remate.

Só nos minutos finais da primeira parte voltaram a existir chances de golo e todas para o Sporting CP, que cresceu na partida. Aos 41 minutos, Gilberto Batista lançou Rodrigo Ribeiro, que por sua vez deu para Afonso Moreira atirar a centímetros do poste.

O guarda-redes Harvey Davies foi, logo a seguir, protagonista ao negar o 1-0 a Afonso Moreira, primeiro, e a Rodrigo Ribeiro, depois. Assim, o nulo no resultado prevalecia ao intervalo.

O ritmo não aumentou para a segunda parte e o Liverpool FC até teve uma boa oportunidade aos 60 minutos, quando Melkamu Frauendorf aproveitou um erro defensivo do emblema de Alvalade para tentar o golo, mas Diego Calai defendeu. O guardião verde e branco voltou a fazer o mesmo a seguir, mas e resposta à investida de James McConnell.

Na reacção, o Sporting CP chegou ao único golo do desafio. Um belo passe de David Monteiro encontrou Rodrigo Ribeiro no ataque e este, na cara de Harvey Davies, não desperdiçou para grande festa em Alcochete.

O 1-0 não 'acordou' o Liverpool FC, uma vez que continuou a ser o Sporting CP a comandar. Aos 67 minutos, Diogo Cabral rematou para defesa e, pouco depois, Rodrigo Marquês bateu um pontapé de canto para Marco Cruz, ao segundo poste, falhar o alvo por pouco.

Luca Stephenson, de longe, não falhou a baliza Sportinguista por muito e Samuel Justo fez o mesmo do outro lado imediatamente antes das entradas de Rafael Nel (saiu Diogo Cabral) e de David Moreira (saiu David Monteiro).

O último lance de destaque foi o notável corte de João Muniz quando Keyrol Figueroa Norales seguia isolado, segurando o 1-0 e o histórico triunfo dos jovens Leões.

O Sporting CP vai defrontar, nas meias-finais, o vencedor do embate entre os holandeses do AZ e os espanhóis do Real Madrid CF, marcado para esta quarta-feira. A final four da UEFA Youth League vai ter lugar em Nyon, na Suíça, nos dias 21 (meias-finais) e 24 (final) de Abril.

Sporting CP: Diego Calai [C] [GR], Gonçalo Esteves, Gilberto Batista, João Muniz, David Monteiro (David Moreira, 84'), Marco Cruz, Samuel Justo, Rodrigo Marquês, Diogo Cabral (Rafael Nel, 79'), Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro.