Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Invictas na consagração do título

Por Jornal Sporting
27 maio, 2017

A equipa de futebol feminino venceu o Fut. Benfica por 2-1 na última jornada da Liga Allianz. Diana Silva ‘bisou’

O título de futebol feminino já não fugia ao Sporting CP, mas as orientadas de Nuno Cristóvão quiseram despedir-se do Campeonato Nacional com um triunfo (21.ª vitória consecutiva) frente ao Fut. Benfica. Diana Silva ‘bisou’ no Estádio Aurélio Pereira e Joana Vieira fez o golo das forasteiras, alcançando assim o estatuto de melhor marcadora da Liga Allianz (33 golos marcados).

As bancadas, bem compostas, assistiram a uma entrada forte das leoas, logo com Diana Silva e Ana Borges a replicarem boas incursões pelo corredor direito, ainda que sem resultados práticos no marcador da partida. Mais erráticas no capítulo do passe do que o habitual, as verdes e brancas acabaram por perder o domínio do meio-campo. Nesse período, o Fut. Benfica ficou muito perto de marcar por intermédio de Mafalda. No frente-a-frente com Patrícia Morais, a guarda-redes da Selecção Nacional desviou a bola para canto.

A excelente exibição de Tatiana Pinto nos primeiros 45 minutos devolveu a ‘batuta do encontro’ à equipa da casa, com a número 11 leonina a empurrar as colegas para a frente, procurando o jogo interior e as combinações com Diana Silva, capaz de ganhar quase sempre na velocidade. Depois de Ana Borges ter falhado a pontaria quando se conseguiu isolar – grande lance individual da internacional portuguesa -, Diana deslumbrou os espectadores com uma jogada incrível. Após se desenvencilhar de duas opositoras directas, rematou ao poste, mas a bola voltou aos seus pés para abrir o activo (33'). Antes do intervalo, Solange Carvalhas podia ter aumentando a vantagem de cabeça. No entanto, a forma como abordou o cruzamento de Ana Borges revelou-se algo defeituosa.

A tendência da partida não se alterou no regresso dos balneários. Ana Capeta, que entrou para o lugar de Ana Borges, ofereceu outros recursos ao Sporting CP, muito por culpa da sua facilidade em jogar ao primeiro toque. Do lado direito do ataque, a recém-entrada quis oferecer o golo à capitã, mas Solange não esteve inspirada no momento da finalização, voltando a falhar ‘à boca da baliza. Em cima do minuto 64, Diana Silva voltou a fazer das suas depois de uma falha clamorosa da defensiva encarnada. Estava feito o 2-0. A melhor oportunidade do Fut. Benfica acabou por surgir através de um livre bem executado por parte de Joana Vieira. Caso marcasse, a atleta com o número 13 na camisola iria igualar Solange Carvalhas na tabela de melhores marcadores e, por causa da idade, venceria a concorrência. Foi isso que acabou por acontecer no último lance do desafio. Sem marcação, ao segundo poste, lá estava Joana para cabecear para o fundo das redes na sequência de uma bola parada.

Contas finais, o Sporting CP somou 74 pontos num total de 24 vitórias em 26 encontros (dois empates e zero derrotas). Foram 123 golos marcados e apenas 11 sofridos, um registo digno de uma formação invicta durante todo o Campeonato Nacional.