Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Juntas são mais fortes

Por Jornal Sporting
29 Nov, 2017

Jogadoras do Sporting CP participaram numa campanha de promoção da UEFA

Together #WePlayStrong é uma iniciativa da UEFA que pretende estimular a prática do futebol feminino nas novas gerações. Tatiana Pinto, Diana Silva, Ana Borges e Matilde Fidalgo deram a cara pela equipa feminina do Sporting CP.

Para uma jovem que não viva sem a bola, ter o seu ídolo a ‘incentivá-la’ a trocar uns passes pode ser convidativo. Se Alex Morgan (jogadora norte-americana do Olympique Lyonnais, uma das melhores do mundo) é uma figura internacional de renome, Tatiana Pinto e Diana Silva assumem o protagonismo em Portugal.

Ao lado de Juventus, Manchester City, Olympique Lyonnais e alguns dos principais clubes da Europa, as leoas foram escolhidas pela UEFA como representantes nacionais. “O nome do Sporting CP é grande na Europa e no Mundo”, afirma convictamente Tatiana Pinto. “Como referências em Portugal, sermos escolhidas para fazer esta acção, com jogadoras com muita influência no futebol feminino, é um grande orgulho para nós”, salienta a internacional portuguesa.

Para a jovem de 23 anos, há diversos factores que têm contribuído para o crescimento do futebol feminino em Portugal. Além da época recheada de sucesso da formação verde e branca, que se apurou para a Liga dos Campeões, também a Selecção Nacional conseguiu uma participação inédita no Campeonato Europeu. “Cada vez mais as jogadoras portuguesas são respeitadas. Apesar de sermos um país pequeno, estamos no bom caminho para chegar ao nível das outras”, explica Tatiana Pinto.

A presença do Clube leonino na modalidade também teve um efeito positivo no jogo das meninas e das mulheres, como lhe chama Diana Silva. Orgulhosa, a jovem de 22 anos diz que “o fruto da aposta do Sporting CP é este valor e reconhecimento que nos estão a dar e que vai acrescentando cada vez mais visibilidade à modalidade no nosso país.

Sobre as meninas que a têm como inspiração, a goleadora leonina fala num “sentido de responsabilidade, porque elas querem ser como nós”. Juntas, as meninas e as mulheres são mais fortes. Com o Sporting a crescer no futebol feminino, talvez as portuguesas venham a ser as mais fortes.