Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Goleada ao Valadares valeu bicampeonato

Por Jornal Sporting
06 maio, 2018

Sporting CP revalidou o título depois de vencer a formação de Vila Nova de Gaia por 4-1 no Estádio José Alvalade

Todos aqueles que têm o hábito de acompanhar o futebol feminino além resultados sabiam que a 21.ª jornada da Liga Allianz, frente ao Valadares, não era ‘favas contadas’. A bem trabalhada formação de Sérgio Barreto já havia criado dificuldades ao Sporting CP, nomeadamente nos quartos-de-final da Taça de Portugal, e entra no lote de equipas que, esta época, sofreu melhorias substanciais a nível qualitativo. As previsões confirmaram-se. Entraram a ganhar no Estádio José Alvalade, atrasando enquanto puderam a festa das verdes e brancas. No entanto, em apenas cinco minutos – ainda da primeira parte -, as orientadas de Nuno Cristóvão chegaram ao 3-1, empurradas pelos mais de 7.000 espectadores que marcaram presença nas bancadas. A vantagem ficou fechada aos 4-1, resultado com o qual as leoas conquistaram, este domingo e a faltar uma ronda para o fim, o bicampeonato.

Aos 18 minutos, Lúcia Alves mostrou-se pronta a estragar a festa leonina, numa altura em que o Sporting CP se revelava algo apático nos duelos individuais (poucas foram as segundas bolas ganhas) e apresentava dificuldades em ligar os sectores (excessiva procura da profundidade, através da velocidade de Ana Borges ou Diana Silva). Uma falta de comunicação entre Patrícia Morais e Matilde Figueiras deixou a baliza aberta para a avançada contrária, que activou o placard. A reacção do conjunto da casa tornou-se efectiva com a entrada de Ana Capeta, capaz de melhorar as dinâmicas na frente. Cinco minutos bastaram. Foi a número 7 que encontrou Diana Silva solta na grande área (35') – o remate em arco permitiu o empate. Três minutos depois, após um cruzamento bombeado para a zona de acção da guarda-redes do Valadares, Carole Costa ofereceu a vantagem às leoas de cabeça. No minuto seguinte, depois de Ana Borges deixar tudo para trás junto à ala direita, Ana Capeta surgiu a encostar de primeira para o 3-1.

A etapa complementar efectivou a supremacia do Sporting CP. As leoas criaram perigo lance atrás de lance, jogada atrás de jogada, mas Carole Costa foi a única que mediu de forma acertada as medidas da baliza (71’), alcançando o ‘bis aéreo’, porque o segundo golo também foi de cabeça. Ana Borges foi a assistente de serviço. Nota para o regresso de Solange Carvalhas aos relvados, tendo entrado para o lugar de Borges, e para a subida de rendimento das jogadores leoninas na segunda parte, que ofereceram um bonito recital de futebol aos adeptos.