Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José João Sá

Vitória histórica dá liderança partilhada

Por Sporting CP
23 Fev, 2020

Futebol feminino vence SL Benfica em jogo repleto de emoções

A equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, na tarde deste domingo, o SL Benfica por 3-2, em jogo referente à 15.ª jornada da Liga BPI, alcançando dessa forma a liderança da competição em igualdade pontual com as encarnadas.

As Leoas sabiam de antemão que, caso deixassem fugir os três pontos, permitiriam às encarnadas isolar-se ainda mais no topo da classificação, mas a verdade é que até foram as visitantes a criar os primeiros lances de perigo junto à baliza defendida por Patrícia Morais.

Apesar disso, a primeira situação de golo pertenceu mesmo ao conjunto da casa pelos pés de Carolina Mendes que, aproveitando uma desatenção da defesa das águias, ficou perto de inaugurar o marcador não fosse a intervenção da guarda-redes Dani Neuhaus. Apesar disso, na resposta, a sueca Julia Spetsmark aproveitou o passe da capitã Darlene para fazer o 0-1 ainda antes de estar concluído o primeiro quarto de hora.  

Depois de somarem uma derrota e um empate nos jogos disputados frente ao eterno rival esta temporada, as comandadas de Susana Cova não se deram por vencidas e, pouco depois, beneficiaram de um penálti cometido pela guardiã encarnada sobre Diana Silva. Nevena Damjanović, que já tinha marcado na última partida entre as duas formações, não tremeu e recolocou a igualdade no marcador.

Sem que as encarnadas tivessem tempo para respirar, Raquel Fernandes, melhor marcadora verde e branca do campeonato com 14 golos apontados, aproveitou a displicência da defesa benfiquista numa zona ainda muito recuada do terreno e, de muito longe, desferiu um remate em arco que sobrevoou a guarda-redes visitante e consumou, em menos de cinco minutos, a reviravolta no placar.  

Até ao término do primeiro tempo, assistiu-se a uma partida muito disputada no centro do relvado, com ambas as equipas a batalharem pela posse de bola, mas nem isso fez com que o resultado sofresse mais alterações.

No regresso para a segunda parte, as águias foram atrás do resultado e estabeleceram-se no meio-campo Leonino até que, à passagem dos 63 minutos, Cloé Lacasse, melhor marcadora da Liga BPI, fez o 23.º golo na competição ao bater Patrícia Morais com um remate de fora de área. Estava assim reposta a igualdade no marcador.  

Já com Hannah Wilkinson em campo por troca com Carolina Mendes, o jogo tornou-se um pouco mais agressivo com as Leoas a serem as principais vítimas e a guarda-redes verde e branca em evidência depois de defender um livre directo de máxima dificuldade em cima do minuto 80.

Numa das últimas oportunidades da partida, Raquel Fernandes teve tudo para fazer o golo da vitória mas, no frente-a-frente com a guardiã adversária, rematou ao lado. Grande ocasião para as Leoas que, logo a seguir, confirmaram mesmo o triunfo com um golo de Diana Silva marcado na sequência de um pontapé de canto.

Com este resultado, o Sporting CP, que ainda esteve perto de fazer o 4-2, garantiu a primeira vitória de sempre em dérbis femininos diante do SL Benfica e ascendeu ao primeiro lugar da Liga BPI em igualdade pontual com as encarnadas.