Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Formação faz parte do ADN do Sporting CP"

Por Sporting CP
14 Jul, 2020

Maria João Xavier em entrevista à Sporting TV

Maria João Xavier, directora do futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, esteve presente na edição desta segunda-feira do ‘Sporting Grande Jornal’, programa da Sporting TV, para falar sobre a época 2020/2021 das Leoas. Os trabalhos começaram recentemente na Academia Sporting e o ambiente vivido foi bastante saudável a todos os níveis.

“Serviu para matar as saudades. A interrupção das competições foi efectuada de forma abruta, como exigia a situação pandémica, pelo que o regresso aconteceu com saudades. (...) Viram-se muitos sorrisos, mas sempre preservando as indicações da DGS [Direção Geral de Saúde]”, disse a dirigente na estação televisiva verde e branca.

Questionada sobre a aposta na formação, com o Sporting CP a ter reforços provenientes das camadas jovens e com várias futebolistas a realizarem a pré-temporada com a equipa principal, Maria João Xavier não escondeu que é algo inerente ao Clube de Alvalade e que os resultados desse investimento estão a ser conhecidos agora.

“A formação faz parte do ADN do Sporting CP, que tão bons exemplos tem tido espalhados pelo Mundo. O que queremos é passar isto também para o futebol feminino e ter as melhores jogadoras. Estas chamadas têm por base a colaboração estreita entre a professora Susana Cova e a coordenadora da formação Mariana Cabral, que conversam diariamente. Nesta fase, têm o conhecimento profundo de todas as jogadoras com potencial para poderem integrar a equipa profissional. É um caminho, até porque a formação não dará resultados ao fim de um ano. O Sporting CP, mesmo tendo retomado em 2016/2017, acrescentou equipas de formação com o passar das épocas. Estamos a começar a recolher os frutos dessa formação agora. A Marta Ferreira e a Andreia Jacinto, que já se tinham estreado pela equipa principal em 2019/2020, subiram em definitivo, assim como a Mariana Rosa. Todas as outras jogadoras podem ter a mesma ambição e é importante estas jogadoras integrarem a equipa porque faz com que cresçam com as mais experientes”, afirmou.

Maria João Xavier comentou ainda as saídas do Sporting CP, destacando um caso diferente dos restantes. “A saída da Hannah Wilkinson prendeu-se com a situação pandémica. Ou ela saía [no momento em que saiu] ou teria de ficar em Portugal até agora. Ela expôs-nos o caso e fomos sensíveis ao pedido dela. Nas outras saídas, as atletas optaram por não continuar e no Sporting CP fica quem quer”, frisou, abordando também possíveis entradas no plantel.

“As equipas vão ter de se adaptar ao que aí vem. Não podemos nem devemos ir buscar jogadoras que não sejam mais-valias para o plantel. Não vamos tapar o espaço a jogadoras da formação de qualidade idêntica. Estamos atentos ao mercado”, contou.