Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Vaga garantida na final da Supertaça

Por Sporting CP
10 Ago, 2022

​Leoas batem FC Famalicão por 3-0 e seguem para a decisão

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu uma vaga na final da Supertaça, esta quarta-feira, ao derrotar o FC Famalicão nas meias-finais por 3-0. As Leoas vão agora disputar a decisão frente ao SL Benfica, no Estádio Municipal de Leiria, a 26 de Agosto.

O encontro, disputado num Estádio Aurélio Pereira muito bem composto, marcou o arranque oficial da temporada 2022/2023 para a formação verde e branca, que entrou em campo com um onze onde se incluíam dois dos reforços do plantel: Cláudia Neto e Ana Capeta.

Já depois de ter sido cumprido um minuto de silêncio em memória do falecido Fernando Chalana, a partida arrancou animada e logo com uma situação flagrante para a turma da casa. Diana Silva foi lançada na profundidade, contornou a guarda-redes Dani Nehaus e atirou com selo de golo, mas a bola acabou por esbarrar no poste. Na recarga, Brenda Pérez atirou ao lado.

Na resposta, o FC Famalicão podia ter empatado na sequência de um livre batido para a área, mas foi mesmo o Sporting CP a inaugurar o placard aos 15 minutos. Numa jogada muito bem trabalhada, Brenda Pérez abriu para Ana Borges no flanco direito e a internacional portuguesa cruzou tenso para o coração da área, com a espanhola a finalizar de primeira um excelente golo.

Depois de desfeito o nulo, as minhotas demonstraram muitas dificuldades e quase não passaram do meio-campo, enquanto as Leoas continuaram por cima e criaram mais dois lances de perigo já quase em cima do intervalo. Primeiro, Ana Capeta atirou forte com o remate a ser travado por Dani Nehaus, e depois Cláudia Neto, na marcação de um pontapé de canto, acertou na barra.

No regresso dos balneários, a pressão verde e branca intensificou-se e deu frutos logo à passagem dos 55 minutos. Cláudia Neto abriu para Diana Silva na direita e a extremo cruzou rasteiro com conta, peso e medida para Ana Capeta, que apareceu na área e deslizou pela relva até conseguir empurrar a bola para o fundo das redes com a ponta da bota. Estava feito o 2-0.

Só dava Sporting CP perante um adversário que não tinha argumentos para contrariar a superioridade Leonina, pelo que o 3-0 foi apenas uma questão de tempo. Aos 69 minutos, Joana Martins galgou metros pela esquerda, desmarcou Diana Silva com um excelente passe e a internacional portuguesa não tremeu na cara de Dani Nehaus, confirmando o terceiro da noite.

Já com tudo decidido, Joana Martins ainda ficou perto do quarto, num livre directo em posição frontal, mas a bola falhou o alvo por escassos centímetros e o perigo passou. Mesmo a fechar, a equipa técnica Leonina refrescou a equipa ao lançar Andreia Bravo, Inês Gonçalves, Mariana Rosa e Fátima Dutra, sendo que esta última, reforço para 2022/2023, fez a estreia de Leão ao peito.

Com este triunfo, as Leoas carimbaram o passaporte para a final da Supertaça, que vai ser disputada no dia 26 de Agosto (21h00), no Estádio Municipal de Leiria, contra o SL Benfica.

Recorde-se que esta época a Supertaça - troféu que tem o Sporting CP como recordista, o único clube com duas conquistas - apresenta um novo formato, sendo discutida por quatro equipas: Sporting CP (vencedora da Taça Portugal), SL Benfica (Liga BPI), SC Braga (Taça Liga) e FC Famalicão (quarto lugar na Liga BPI). A versão renovada do primeiro troféu da época 2022/2023 inclui meias-finais, atribuição do terceiro e quarto lugares e, claro, a grande decisão.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Bruna Lourenço, Joana Martins, Rita Fontemanha, Ana Borges [C] (Inês Gonçalves, 84’), Brenda Pérez (Andreia Bravo, 80), Cláudia Neto, Ana Capeta (Fátima Dutra, 84’), Diana Silva, Carolina Beckert e Alícia Correia (Mariana Rosa, 84’).